CLDF celebra 33 anos do Riacho Fundo I

Publicado em 13/03/2023 11h33

Foto: Agência Brasília

O deputado Hermeto destaca que a RA hoje é considerada área de preservação ambiental (APA), por nela situarem-se nascentes de diversos córregos

A Câmara Legislativa do Distrito Federal irá realizar nesta segunda-feira (13) uma sessão solene para comemorar o aniversário de 33 anos da Região Administrativa de Riacho Fundo I. A celebração, proposta pelo deputado Hermeto (MDB), está prevista para às 19h, no Instituto Federal de Brasília, localizado na RA.

Riacho Fundo I surgiu a partir de um programa de assentamento do Governo do Distrito Federal com o objetivo de erradicar favelas nas periferias das cidades. Em 13 de março de 1990 essa iniciativa loteou a Granja Riacho Fundo, e encaminhou para lá moradores da invasão do bairro Telebrasília e de outras localidades do DF. A RA XVII foi oficialmente criada pela Lei nº 620, de 1993 e pelo Decreto nº 15.514, de 1994.

Conforme requerimento do parlamentar para realizar a sessão solene, a RA tem grande relevância na preservação da natureza. “Hoje o local é considerado uma área de preservação ambiental (APA) devido a sua grande contribuição ecológica, por nele situarem-se nascentes de diversos córregos – incluindo o próprio Córrego Riacho Fundo, que inspirou o nome da cidade – e, sobretudo, pela diversidade da fauna e da flora nativas da região, ainda preservados.”

Foram convidados para compor a mesa da cerimônia o administrador de Riacho Fundo I, Fernando Siqueira ; administrador da Candangolândia, Pablo Valente; a administradora do Park Way, Deusdete Soares Benevides; o conselheiro tutelar Neliton Portugues; o Coordenador da Regional de Ensino, Mauro Nunes da Rocha; o comandante do 21º Grupamento de Bombeiro Militar, Major Jadson Barros de Lacerda; comandante do 28º Batalhão da PMDF, Major Armando Vale Soares Silva; a juíza Fabriziane Figueiredo e o pioneiro de Riacho Fundo I, Francisco Noronha Feitosa.

Isabella Almeida- Agência CLDF (estagiária)