CLDF celebra 10 anos de criação da Região Administrativa da Fercal

Publicado em 08/09/2022 12h04

Foto: Reprodução/TV Câmara Distrital

Foi realizada nesta quinta-feira, por iniciativa do deputado Robério Negreiros (PSD), uma sessão solene para comemorar o aniversário de uma década da criação da 31ª Região Administrativa do Distrito Federal, a Fercal. A celebração contou com a participação de moradores, do administrador da Fercal, Fernando Madeira e de outras autoridades.

A Fercal comemora em 11 de setembro 66 anos de existência e, este ano, celebra uma década como Região Administrativa do Distrito Federal. Formada por 14 comunidades, a cidade operária surgiu antes de Brasília e serviu como apoio para a construção da Capital.

Robério Negreiros relembrou que a região foi primordial para que Brasília pudesse ser construída. “A Fercal teve um papel fundamental na construção de Brasília, como muitos já sabem. Graças à riqueza mineral dessa região foi possível que naquela época se instalasse aqui uma mineradora que forneceria matéria-prima para que a nova Capital Federal fosse erguida.”

O representante da Pedracom, Paulo Horta, reforçou que a região tem força muito grande na mineração nacional. “Tem uma excelência minerária, tem recursos minerais para a sociedade local e para o DF que são inestimáveis''. Gostaria de chamar a comunidade, a administração pública e nós, empresários, para nos unirmos para preservar essa atividade que traz progresso, não só no DF.”

Para o representante do Conselho Tutelar da Fercal, Edmilson Monteiro Júnior, agradeceu os moradores que trabalham pela região diariamente. “Eu gostaria de parabenizar todos vocês que fazem a Fercal. Aqui eu percebo pessoas que lutam pela nossa comunidade há muito tempo. Vamos continuar essa luta porque a Fercal é nossa.”

Fernando Madeiro, administrador da Fercal, ressaltou que a região tem crescido, mas que ainda há muito a ser feito. “Hoje somos a cidade do Distrito Federal com maior percentual de iluminação de LED, isso aconteceu graças à destinação de recursos públicos. A Fercal tem muito a evoluir ainda, mas é dessa forma, com trabalho, com o Poder Executivo tendo harmonia com o Legislativo, com diálogo e os parlamentares trabalhando em prol da comunidade, para que cada dia a sensação de pertencimento dos moradores esteja mais aflorada.”

A celebração contou com as apresentações culturais do dançarino mirim Vinícius Costa da Silva, que realizou uma performance de uma música de Michael Jackson e da jovem bailarina Williane Cristine, que dançou representando o projeto Alimentando Sonhos.

Ao final do evento, transmitido pela TV Câmara Distrital, foram entregues moções de louvor.

Isabella Almeida - Agência CLDF (Estagiária)