CESC ouve relato do deputado Jorge Vianna sobre sucateamento de ambulâncias
CESC ouve relato do deputado Jorge Vianna sobre sucateamento de ambulâncias
Foto: Reprodução/TV Web CLDF

Vianna cobrou providências da empresa terceirizada e disse que quer explicações da Secretaria de Saúde e do Instituto de Gestão Estratégica em Saúde do Distrito Federal (Iges-DF)
Em reunião da Comissão de Educação, Saúde e Cultura (CESC) da Câmara Legislativa na tarde desta segunda-feira (14), o deputado Jorge Vianna (Podemos) informou que hoje pela manhã vistoriou as ambulâncias que prestam serviço para as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Ceilândia. Ele relatou que as ambulâncias estão sucateadas, com pneus carecas, mais de trezentos mil quilômetros rodados, sem puxador para abrir porta, entre outros itens deteriorados, o que representa risco iminente de acidente. “A UTI Vida tem que tomar providências”, disse, ao cobrar explicações da Secretaria de Saúde e do Instituto de Gestão Estratégica em Saúde do Distrito Federal (Iges-DF).
Sobre o Iges, o deputado Leandro Grass (Rede) considerou que o sucateamento relatado é mais uma demonstração da falência do órgão, bem como do modelo de gestão que o sustenta. Ele ainda lembrou que, na semana passada, o Ministério Público do DF apresentou ação com indicativo de improbidade de ex-presidentes do Iges, devido ao superfaturamento de insumos e problemas de pessoal. Para Grass, a má gestão prejudica a população, especialmente aqueles pacientes que estão em tratamento cardiológico e de câncer. “O Iges tem que ser extinto”, afirmou, ao acrescentar que a gestão das UPAs, do Hospital de Base e de Santa Maria deve ser devolvida à Secretaria de Saúde.
Universidade distrital
Participaram do encontro remoto de hoje, transmitido ao vivo pela TV Web CLDF e canal da Casa no Youtube, os deputados Jorge Vianna, Leandro Grass e Arlete Sampaio (PT), presidente do colegiado. Ela anunciou que, na reunião da próxima segunda-feira (21), o primeiro item da pauta de votação deverá ser o substitutivo ao PLC 34/2020, sobre a universidade distrital, tema que foi objeto de várias audiências públicas na Casa.
Leia Mais
Câmara realiza reunião pública com reitores sobre criação da universidade distrital
Audiência pública reúne deputados e educadores para discutir criação da UniDF
Franci Moraes - Agência CLDF