CEOF aprova projeto que libera o uso de drones para fiscalização ambiental
CEOF aprova projeto que libera o uso de drones para fiscalização ambiental
Foto: Reprodução/TV Web CLDF

A liberação é para servidores com poder de polícia administrativa ambiental, que devem ter autorização da ANAC para operar o equipamento
Foi aprovado na reunião da tarde desta terça-feira (6) pela Comissão de Economia, Orçamento e Finanças da Câmara Legislativa do Distrito Federal o Projeto de Lei nº 1466/17. A proposta do deputado Robério Negreiros (PSD) que autoriza a utilização de drones para monitoramento na fiscalização ambiental.
A liberação é voltada para servidores com poder de polícia administrativa ambiental, que devem ter autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para operar o equipamento. Segundo o deputado, outros estados já utilizam os aparelhos como novo método de fiscalização e o DF também deve se adequar à nova tecnologia para aumentar a eficácia da atuação em prol do meio ambiente local.
“A matéria viabiliza um novo método de monitoramento de grandes áreas que garante maior economia e facilita o trabalho do órgão responsável. Os drones vão auxiliar na medição de áreas de desmatamento, controle de caça e poluição sonora em locais públicos através de imagens de tempo real, já que o mesmo chega a percorrer 90 quilômetros por hora a uma altura de 500 metros de seu operador”, explicou o parlamentar.
Victor Cesar Borges (estagiário)