Câmara Legislativa se veste de roxo para destacar Dia Nacional da Criança Traqueostomizada

Publicado em 15/02/2023 14h17

Foto: Victoria Duarte/Gab. Paula Belmonte

Em 2021, 257 crianças de 0 a 3 anos realizaram o procedimento de traqueostomia no País. Em 2022, esse número foi de 318

Atualizado às 17:21 de 15/02/2023

A deputada Paula Belmonte (Cidadania) solicitou à Presidência da Câmara Legislativa iluminação especial na Casa entre os dias 14 e 18 de fevereiro, em comemoração ao Dia Nacional da Criança Traqueostomizada (18 de fevereiro). O objetivo da iniciativa é sensibilizar profissionais da saúde e responsáveis sobre os cuidados e atendimento a essas crianças para redução do risco de vida.

A data foi instituída pela Lei Federal 14.249/21, de autoria do deputado Zacharias Calil (União/GO). A parlamentar explica que “a criação dessa data tem como objetivo a implementação de políticas públicas para o cumprimento das recomendações nacionais sobre os cuidados e condutas diante das crianças traqueostomizadas”.

O dia 18 de fevereiro foi escolhido em alusão à data em que a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial, em parceria com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), realizou o Primeiro Consenso Clínico e Recomendações Nacionais em Crianças Traqueostomizadas.

Obstrução das vias aéreas superiores

A traqueostomia é um procedimento cirúrgico para colocar uma cânula na traquéia a fim de estabelecer uma comunicação direta entre a traqueia e o meio externo. Na criança, a situação é de extrema vulnerabilidade decorrente de risco iminente de obstrução das vias aéreas superiores, podendo levar ao óbito.

Chamar a atenção para o Dia Nacional da Criança Traqueostomizada, tem por objetivo a conscientização, tanto dos profissionais da saúde quanto dos pais e responsáveis, sobre os cuidados e atendimento a essas crianças. A ação de conscientização traz benefícios à criança nessa condição e ainda estimula a busca de novas diretrizes para o tratamento.

Levantamento da ABOPe e ABORL-CCF com 11 centros especializados no atendimento a esse público e que participaram da Campanha do Dia Nacional da Criança Traqueostomizada, revela que, em 2021, 257 crianças de 0 a 3 anos realizaram o procedimento de traqueostomia. Em 2022, esse número foi de 318.

As principais causas que levaram ao procedimento foram: estenose (estreitamento de laringe ou traqueia) por intubação prolongada, disfagia (dificuldade em deglutição), além de problemas como cardiopatia, doenças pulmonares e neurológicas, múltiplas malformações craniofaciais, malformações em vias aéreas e anomalias vasculares.

* Com informações da assessoria de imprensa da distrital Paula Belmonte

Agência CLDF