Avança projeto de lei sobre teste em escolas para diagnóstico de escoliose
Avança projeto de lei sobre teste em escolas para diagnóstico de escoliose
Caso sancionada, medida vai valer para instituições de ensino fundamental e médio do DF

Na tarde desta terça-feira (9), a Comissão de Economia, Orçamento e Finanças (CEOF) da Câmara Legislativa aprovou o projeto de lei 624/2023, de autoria do distrital Martins Machado (Republicanos). Confirmado em consenso pelos três deputados presentes à reunião, o texto estabelece que as escolas do DF indiquem um ou mais profissionais para se capacitarem a aplicar o Teste de “Adams”, a fim de identificarem sinais da escoliose nos estudantes. A proposta recomenda que, de preferência, sejam treinados os profissionais de educação física.
Base para o diagnóstico da escoliose, o teste consiste em flexionar o tronco da criança ou adolescente para frente com os pés juntos, sem dobrar os joelhos e com as mãos unidas, com o propósito de verificar diferença na altura do tórax. Caso a doença seja observada, pais ou responsáveis serão comunicados para que avaliem a situação junto a médicos especializados.
“A escoliose é uma doença grave que gera deformidades na coluna vertebral, colocando em risco a saúde e a qualidade de vida dos pacientes. A falta de detecção precoce prejudica enormemente as crianças e os adolescentes, impedindo a realização de tratamento efetivo e menos invasivo”, defende Martins Machado na justificativa do projeto.
Acatado na Comissão de Educação e na de Assuntos Sociais, o projeto ainda precisa passar pela Comissão de Constituição e Justiça e pelo plenário da Casa antes de encerrar a tramitação na CLDF.
Daniela Reis (Agência CLDF)