Publicador de Conteúdos e Mídias

[Em tramitação] Projeto cria o Dia da Doença de Parkinson no DF

Publicado em 11/05/2022 13h48

Foto: Tony Winston/Agência Saúde-DF

A doença acomete cerca de 250 mil pessoas no Brasil

A doença acomete cerca de 250 mil pessoas no Brasil

A Doença de Parkinson é uma enfermidade que, apesar dos avanços científicos, continua sem nenhum teste diagnóstico e ainda é considerada incurável. Informar a sociedade sobre a doença e seus sintomas pode ser fundamental para a busca de ajuda médica no tempo adequado e para a realização de um tratamento responsável. É o que defende o deputado Robério Negreiros (PSD), que apresentou à Câmara Legislativa do DF um projeto de lei (2717/22) que institui o Dia Distrital de Conscientização da Doença de Parkinson.

Segundo o texto, a data tem o objetivo de promover ações com o intuito de esclarecer dúvidas sobre a doença. “Com essa data no calendário oficial, poderemos fomentar o debate em torno do Parkinson e as possibilidades de tratamento para que o paciente e sua família tenham uma melhor qualidade de vida, que é o mais importante”, afirma Robério.

 

Sintomas

Doença neurológica crônica e degenerativa, o Parkinson afeta o sistema nervoso central e causa, entre outros sintomas, dificuldade motora e tremores na parte superior do corpo, bem como lentidão de movimentos, rigidez muscular, desequilíbrio além de alterações na fala e na escrita.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), aproximadamente 1% da população mundial com idade superior a 65 anos tem a doença. De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil existem poucos números sobre a enfermidade e essa não é uma doença de notificação compulsória. A estimativa é de que haja cerca de 250 mil portadores, sendo a segunda doença neurodegenerativa mais comum.

*Com informações da assessoria do deputado Robério Negreiros

Agência CLDF

Mais notícias sobre