Publicador de Conteúdos e Mídias

Presidente do TSE acompanha teste de integridade de urnas do DF na Câmara Legislativa

Publicado em 02/10/2022 14h08

Foto: Fábio Rivas/CLDF

Alexandre de Moraes destacou objetivo de “mostrar a total credibilidade e legitimidade das urnas para garantir ao eleitor que o voto colocado na urna é o voto apurado”

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, esteve na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) neste domingo (2) acompanhando o teste de integridade das urnas. A verificação vem sendo realizada em 14 urnas para servir como mais uma comprovação da lisura da votação das eleições gerais.

Durante seu pronunciamento, o presidente do TSE afirmou que o teste de integridade está sendo realizado em 641 urnas espalhadas em todo o país, configurando um recorde nessas eleições, pois, geralmente, é feito em 100 urnas. Segundo Alexandre de Moraes, tal ação tem por objetivo “mostrar a total credibilidade e legitimidade das urnas para garantir ao eleitor que o voto colocado na urna é o voto apurado”. Agradeceu também a imprensa que vem auxiliando muito a Justiça Eleitoral, mostrando cada passo para que a população não tenha dúvida sobre a veracidade e a certeza do processo eleitoral”, concluiu o ministro.

 

 

 

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE/DF), desembargador Roberval Belinati, conduziu a solenidade e fez questão de agradecer aos membros da Justiça Eleitoral pelo trabalho dedicado e à imprensa que “realiza ampla cobertura para demonstrar a todos que a urna eletrônica é realmente confiável e segura. A urna é a voz do povo e a voz do povo vai ser respeitada”, afirmou. Registrou ainda a satisfação do presidente do TSE “com esse trabalho realizado com o apoio da CLDF, que reúne 150 pessoas e 14 urnas sendo aferidas”, finalizou.


Estiveram na solenidade a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia, que também compõe a corte eleitoral, assim como o corregedor nacional de Justiça, representando o CNJ, ministro do STJ Luis Felipe Salomão, a presidente da Associação dos Magistrados do Brasileiros, a juíza Renata Gil, o ministro do TSE, Sérgio Banhos, o ministro do TCU, Bruno Dantas, o ministro corregedor eleitoral, Benedito Gonçalves, o presidente do TJDFT, desembargador José Cruz Macedo, o vice procurador-geral eleitoral, Paulo Gustavo Gonet Branco, representando o MPF, o presidente da OAB-DF, Délio Lins e Silva Junior, o presidente da OAB Federal, José Alberto Simonetti.

Saiba mais sobre o teste de integridade do TRE que está sendo realizado desde sábado na Câmara Legislativa desde sábado.

Francisco Espínola - Agência CLDF

Mais notícias sobre