Mais distritais denunciam possíveis fraudes envolvendo seus nomes e o PDAF

Publicado em 09/03/2022 18h40

Foto: Divulgação/CLDF

João Cardoso (Avante) e Leandro Grass (PV) relataram que o modus operandi da fraude tem se repetido.

Após denúncia do deputado Professor Reginaldo Veras (PDT) sobre a utilização indevida de seu nome em tentativa de pressionar diretores de escolas públicas a realizarem obras com empresa específica, mais dois distritais – Leandro Grass (PV) e João Cardoso (Avante) – relataram que o modus operandi tem se repetido. Na sessão ordinária da Câmara Legislativa desta quarta-feira (9), eles disseram ter sido avisados de que a prática agora procura implicá-los. A denúncia envolve recursos do Programa de Descentralização Administrativa e Financeira (PDAF), que transfere diretamente aos estabelecimentos escolares recursos destinados por meio de emendas parlamentares.

“Uma pessoa de nome Josimar está tentando se passar como meu interlocutor, visitando escolas em Santa Maria, indicando a possibilidade de emendas. Contudo, a direção escolar teria de se comprometer em executar as obras por meio da empresa  Soluções Engenharia. Quero afirmar que ninguém está autorizado a fazer qualquer tipo de oferta em meu nome”, afirmou Grass.

O deputado acrescentou que o “golpista”, para enganar os gestores escolares, “utiliza um modelo de ofício que teria sido expedido por uma Coordenação Regional de Ensino, impresso em papel timbrado”. Leandro Grass disse que levará o caso à polícia e estranhou que o fato “ocorra em ano eleitoral”.

Por sua vez, o deputado João Cardoso contou ter informações  de que escolas localizadas em Planaltina, foram visitadas por pessoa que tem usado seu nome com o mesmo objetivo. “Aviso sempre que não existe essa possibilidade”, declarou, acrescentando que ao contrário de Grass, não pretende denunciar o autor do golpe: “Não vou abrir processo, vou lá e dou voz de prisão”.