CLDF aumenta premiação para filmes locais no Festival de Brasília
CLDF aumenta premiação para filmes locais no Festival de Brasília
27ª edição do Troféu Câmara Legislativa também terá mais concorrentes, em seis dias de competição no Cine Brasília, a partir de 15 de setembro. As inscrições estão abertas.
Foto: Ângelo Pignaton/ Agência CLDF

Os filmes em longa-metragem e os curtas-metragens brasilienses que vencerem o 27º Troféu Câmara Legislativa, este ano, receberão um total de R$ 298 mil em prêmios – um aumento de R$ 58 mil em relação à edição passada. Além disso, serão cinco longas e dez curtas na competição, que ganhará mais um dia de exibição no Cine Brasília, de 15 a 19 de setembro próximo.
O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira (6) durante coletiva de imprensa na qual foi lançado o 58º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, com início marcado para o dia 12 de setembro. Os títulos do Distrito Federal selecionados para disputar o Troféu Câmara Legislativa serão apresentados na Mostra Brasília, que integra a programação oficial do Festival.
Representante do Comitê Gestor do Troféu Câmara Legislativa, Claudinei Pirelli exaltou a parceria da CLDF com a Secretaria de Cultura do Distrito Federal que completa 29 anos. Ele acrescentou que o edital detalhando as novidades da premiação específica para o audiovisual local será publicado nos próximos dias. Contudo, enfatizou, quem desejar já pode se inscrever pelo site do Festival de Brasília (leia mais abaixo).

Pirelli ainda comemorou a volta do Fest Brasília para o mês de setembro, após edições em outras datas. Além disso, destacou que o certame é “ponta de lança da cultura da cidade aos olhos do Brasil e do mundo”. Criado cinco anos após a inauguração da Capital, o Festival está completando seis décadas. “Em nome da Câmara Legislativa, agradeço à Secretaria de Cultura a possibilidade de estarmos juntos, mais uma vez, para fortalecer o cinema de Brasília”, afirmou.
À frente da pasta da Cultura, Cláudio Abrantes também salientou a parceria com a CLDF e definiu o conceito do Festival de Brasília: “Continuidade e sustentabilidade”. Entre outros pontos, informou que será realizado concurso público para a escolha do projeto do Anexo do Cine Brasília – bem como a abertura de edital para a compra de um projetor 4K para a Sala Vladimir Carvalho –, “que é o único cinema público atuando efetivamente no país”.
Juntamente com Abrantes e Pirelli, participaram da coletiva, João Eduardo, em nome do BRB, patrocinador master do certame, e Sara Rocha, coordenadora geral do 58º Festival de Brasília, que este ano terá mais filmes e mais dias de competição. Ela comunicou que a programação completa será divulgada no dia 20 de agosto. Na mesma data serão conhecidos os títulos que concorrerão ao 27º Troféu Câmara Legislativa.

Inscrições
Seguindo as normas da competição, a inscrição para o Troféu Câmara pode ser feita em formulário disponível na página do 58º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Caso o filme seja produzido no Distrito Federal e atenda aos requisitos e termos da Mostra Brasília, o proponente deverá optar, assinalando em um dos campos, entre participar do processo seletivo apenas da Mostra Brasília, somente da Competitiva Nacional, ou de ambas.
Caso o candidato escolha participar simultaneamente dos dois processos e tenha a obra selecionada para a Mostra Competitiva Nacional, o filme receberá o respectivo cachê e disputará os Troféus Candango, deixando de fazer parte da Mostra Brasília e de concorrer aos prêmios do Troféu Câmara Legislativa.
Marco Túlio Alencar / Agência CLDF