(Da Senhora Deputada PAULA BELMONTE – CIDADANIA/DF)
Requer a realização de Sessão Solene no dia 28 de novembro de 2023, às 19 horas, no Plenário, em homenagem ao Dia Nacional do Doador de Sangue.
Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal:
Requeiro, nos termos dos arts. 124 e 145, inciso V do Regimento Interno da Câmara Legislativa do Distrito Federal, a realização de Sessão Solene em homenagem ao Dia Nacional do Doador de Sangue, a realizar-se no dia 28 de novembro de 2023, às 19 horas, no Plenário.
JUSTIFICAÇÃO
O presente requerimento tem por finalidade aprovar a realização de Sessão Solene em homenagem ao Dia Nacional do Doador de Sangue, com o objetivo ressaltar a relevância dos doadores de sangue no Distrito Federal, prestando-lhes merecida homenagem.
O Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado em 25 de novembro, é uma data de grande relevância para a sociedade e merece ser reconhecida e comemorada por diversos motivos.
O ato de doar sangue é um gesto nobre de solidariedade e altruísmo que salva vidas. É fundamental reconhecer e homenagear aqueles que, de forma voluntária, contribuem para o bem-estar da comunidade doando sangue.
Uma sessão solene em homenagem aos doadores de sangue é uma oportunidade de sensibilizar a população sobre a importância da doação de sangue para manter os estoques de sangue nos hospitais e centros de saúde em níveis adequados.
A doação de sangue é um ato que pode fazer a diferença entre a vida e a morte para muitas pessoas que dependem de transfusões sanguíneas. A sessão solene é uma maneira de celebrar a vida e destacar o impacto positivo da doação.
Homenagear os doadores de sangue exemplares é uma forma de reconhecer e destacar seu compromisso com a saúde pública e seu papel como cidadãos ativos e responsáveis.
A realização de uma sessão solene pode incentivar mais pessoas a se tornarem doadoras de sangue. A visibilidade e o reconhecimento públicos podem motivar outros a seguir o exemplo dos homenageados.
A sessão solene pode servir como um elo de ligação entre instituições de saúde, doadores de sangue e a comunidade, promovendo uma colaboração mais estreita em prol da coleta de sangue.
A sessão pode ser uma oportunidade para informar o público sobre as medidas de segurança adotadas durante o processo de doação, esclarecendo dúvidas e dissipando mitos.
A celebração do Dia Nacional do Doador de Sangue por meio de uma sessão solene reforça o sentimento de comunidade e solidariedade entre os cidadãos, promovendo valores fundamentais na sociedade.
Portanto, a realização de uma sessão solene em homenagem ao Dia Nacional do Doador de Sangue é justificada pela necessidade de reconhecer, celebrar e incentivar a doação de sangue, bem como pela importância de conscientizar a sociedade sobre o papel fundamental que os doadores desempenham na preservação de vidas e na promoção da saúde pública.
Certos da sensibilidade de Vossa Excelência e dos demais parlamentares para essa causa tão relevante, agradecemos desde já o apoio e nos colocamos à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais que se fizerem necessários.
Ante todos os pontos aqui aventados é que se propõe a realização da solicitada sessão solene, que será aberta a participação de todos os parlamentares.
Pelo exposto, sendo o tema de extrema relevância, conto com a colaboração dos nobres colegas para a aprovação deste Requerimento.
Sala das Sessões, em
(assinado eletronicamente)
PAULA BELMONTE
Deputada Distrital