(Autoria: Do Senhor Deputado JOÃO CARDOSO)
Requer a realização de Sessão Solene, no dia 14 de junho de 2022, às 10h, no Plenário desta Casa de Leis, em homenagem ao “Ano Amoris laetitia”.
Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal:
Requeiro, nos termos do Art. 124 do Regimento Interno desta Casa, a realização de Sessão Solene no dia 14 de junho de 2022, às 10h, no Plenário desta Casa de Leis, em homenagem ao “Ano Amoris laetitia”.
JUSTIFICAÇÃO
A exortação apostólica Amoris laetitia (A alegria do amor) completou no dia 19 de março de 2021 o seu quinto aniversário e a Igreja Católica, para refletir mais sobre os temas incluídos neste importante documento, iniciou o Ano Amoris leatitia: ano dedicado às famílias.
O tema foi proposto pelo Papa Francisco na celebração da Solenidade da Sagrada Família e é um evento que segue até 26 de junho de 2022, data do X Encontro Mundial das Famílias, que será realizado em Roma, na Itália.
Em entrevista ao Vatican News, Dom Vincenzo Paglia, Presidente do Pontifício Conselho para a Família ressaltou que a “experiência” provocada pela pandemia de Covid-19 “nos ensinou que ninguém se salva sozinho e que todos precisamos uns dos outros, a começar pela família. Esta experiência, pelo seu caráter dramático, é uma grande lição que nos ajuda a compreender melhor a preciosidade da família tanto para a Igreja como para a sociedade.”
O Dicastério para os Leigos e a Família oferece recursos para a espiritualidade familiar, a formação pastoral e a atividade de preparação para o matrimônio, a educação dos jovens na maturidade afetiva, na santidade dos casais e das famílias que vivem a graça do sacramento em sua vida cotidiana.
Neste sentido, foram organizados simpósios acadêmicos internacionais e catequeses, sob responsabilidade da Pastoral Familiar, que chegam na base da sociedade, as famílias, dando suporte para que sejam cada vez mais capazes de formar cidadãos conscientes de sua função na comunidade e que cuidem da nossa Casa Comum.
Pela relevância do tema conclamo os nobres Pares a apoiarem a aprovação desta proposição.
Sala das Sessões, em......................................
deputado joão cardoso
Autor