(Autoria: Deputado João Cardoso)
Concede o Título de Cidadão Honorário de Brasília ao Senhor JORGE EDUARDO DEISTER.
A CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL decreta:
Art. 1º Fica concedido o Título de Cidadão Honorário de Brasília ao Senhor Jorge Eduardo Deister.
Art. 2º Este Decreto Legislativo entra em vigor na data da sua publicação.
JUSTIFICAÇÃO
O presente Projeto de Decreto Legislativo tem como objetivo conceder o Título de Cidadã Honorária de Brasília ao Senhor Jorge Eduardo Deister.
O homenageado, senhor Jorge Eduardo Deister, é natural de Petrópolis (RJ), atualmente com 46 anos idade, decidiu deixar sua terra natal no ano de 2009 para criar, na nossa capital federal, a Vila Pequenino Jesus.
Trata-se de uma instituição de acolhimento voltada para pessoas com deficiência física e/ou intelectual em situação de vulnerabilidade social. A Vila Pequenino Jesus atende atualmente 76 pessoas de diferentes idades e condições de saúde.
A proposta da instituição é oferecer não só moradia e cuidados especiais para as pessoas que dependem de ajuda - e as quais a família não tem condições de cuidar -, mas abraçá-las como uma família em todos os aspectos.
Muitas destas são, inclusive, acamadas e abandonadas, sem nenhum tipo de referência ou apoio do lado de fora da Vila. Desde sua fundação, há 12 anos, mais de 100 pessoas já passaram pelo espaço, localizado na quadra 26 do Lago Sul. Tudo sob a coordenação do senhor homenageado Jorge Eduardo Deister, ou Jorginho, como é carinhosamente chamado por ali.
Movido pelo amor ao próximo, é Jorginho o responsável não só por salvar e alegrar muitas vidas, mas por dar continuidade a este belíssimo projeto iniciado em 1988, em Petrópolis, por um grupo de jovens da Igreja Católica, que na época passou a oferecer educação religiosa num instituto de crianças órfãs com deficiência.
Assim, nasceu, em 1990, a Comunidade Católica Jesus Menino, a qual Jorginho fez parte, e que com muito amor e compromisso construiu uma família de verdade com os acolhidos que, deixaram para trás a história de dor e abandono que viveram. Assim como em Petrópolis, é no coração de Brasília que Jorginho e sua equipe mantém vivo esse trabalho, oferecendo amparo, amor incondicional e uma nova referência de lar a quem mais precisa.
Ressalte-se que, conforme disposto na Resolução n. 250, de 2011, desta Câmara Legislativa do Distrito Federal, que estabelece os critérios para a concessão do título de Cidadão Honorário, o homenageado preenche os seguintes requisitos: a) não ter nascido no Distrito Federal; b) residir, ou ter residido, no Distrito Federal, por período superior a 4 anos; c) ter praticado ato de relevante interesse social para a população do Distrito Federal; d) ser pessoa de notório reconhecimento público; e, por fim, e) possuir idoneidade moral e reputação ilibada.
Pelos motivos acima apresentados, contamos com a ajuda de nossos pares para a aprovação do presente Projeto de Decreto Legislativo, uma vez que atende aos requisitos legais previstos para este tipo de proposição.
Sala das Sessões,
DEPUTADO JOÃO CARDOSO
Autor