Proposição
Proposicao - PLE
PDL 23/2023
Ementa:
Concede o Título de Cidadão Honorário de Brasília ao atleta Vinícius Júnior.
Tema:
Cidadania
Desporto e Lazer
Autoria:
Região Administrativa:
DISTRITO FEDERAL (INTEIRO)
Data da disponibilização:
24/05/2023
Situação
Apresentação
O projeto foi protocolado, lido, numerado, publicado e encaminhado às Comissões para análise
Comissões
As Comissões discutem o projeto e dão pareceres, que podem sugerir emendas ao texto original
Aguardando inclusão na Ordem do Dia
Os projetos que tiveram tramitação concluída nas comissões aguardam inclusão na Ordem do Dia
Plenário
No Plenário são apreciados os projetos que podem ser aprovados ou rejeitados
Redação Final
Após a aprovação pelo Plenário, o projeto é encaminhado para elaboração da Redação Final
Sanção, Veto ou Promulgação
São encaminhados ao Governador para transformá-los em lei ou vetá-los ou são promulgados e publicados pela CLDF
Andamento
Acompanhar andamentoAberta na(s) unidade(s) CAS
Documentos
Resultados da pesquisa
5 documentos:
5 documentos:
Faceta personalizada
Faceta personalizada
Resultados da pesquisa
-
Projeto de Decreto Legislativo - (74005)
CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL
Gabinete do Deputado Pastor Daniel de Castro - Gab 07
Projeto de Decreto Legislativo Nº , DE 2023
(Do Deputado Pastor Daniel de Castro)
Concede o Título de Cidadão Honorário de Brasília ao senhor Vinícius José Paixão de Oliveira Júnior.
A CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL decreta:
Art. 1º Fica concedido o título de Cidadão Honorário de Brasília ao senhor Vinícius José Paixão de Oliveira Júnior.
Art. 2º Este Decreto Legislativo entra em vigor na data de sua publicação.
JUSTIFICAÇÃO
O presente Projeto de Decreto Legislativo tem por objetivo conceder ao senhor Vinícius José Paixão de Oliveira Júnior o título de Cidadão Honorário de Brasília.
Vinícius José Paixão de Oliveira Júnior (São Gonçalo, Rio de Janeiro, 12 de julho de 2000) é um jogador de futebol brasileiro que atua como ponta-esquerda. Atualmente, joga pelo Real Madrid e pela Seleção Brasileira.
Oriundo de uma família humilde, o filho de Fernanda Oliveira e Vinícius José Paixão de Oliveira (de quem herdou o nome), foi federado pelo time Flamengo aos 10 anos, e desde então, foi tratado com o status de "futuro craque", sendo o principal destaque da base desde o time Sub-13.
Aos 13 anos, veio a primeira convocação para a Seleção Sub-15, com o técnico Cláudio Caçapa.
Posteriormente, grandes clubes europeus, como Barcelona e Real Madrid, foram os primeiros a manifestar interesse na contratação do jovem atacante, em decorrência de suas atuações de destaque pela base do Flamengo e da Seleção Brasileira. Durante a Copa São Paulo de Futebol Júnior, o time catalão enviou um olheiro para acompanhar de perto as atuações de Vinícius.
No dia 20 de maio de 2017, logo após a segunda partida de Vinícius como profissional do Flamengo, o clube carioca anunciou sua venda para o Real Madrid por 45 milhões de euros.
A ousadia, o drible e a visão de jogo sempre chamaram atenção no estilo de Vinícius. Com vários projetos sociais voltados para a educação, o brasileiro faz jus a caracterização do Brasil enquanto “país do futebol”, sobretudo, por ser o maior exportador de jogadores de futebol do mundo.
Apesar de ser de origem britânica, o futebol foi absorvido pela cultura brasileira de maneira tão profunda a ponto de se tornar parte da nation branding do país. Por se tratar de um modalidade cujos meios de prática são acessíveis para todas as camadas sociais, o futebol foi capaz de democratizar o esporte, mesmo em território desigual.
O atleta, assim, representa parte de nossa identidade cultural e, não por acaso, carrega consigo alegria, dedicação, inspiração e um futebol único.
As consequências, incluem uma carreira bem-sucedida e fãs por todo o mundo. Em maio de 2022, o jogador cravou o título da Champions League para o clube madrilenho com um gol na final contra o Liverpool.
Infelizmente, também no ano passado, no âmbito do campeonato espanhol de futebol, La Liga, Vinícius Júnior sofreu uma série de ataques racistas.
No dia 16 de setembro de 2022, em um programa espanhol Chiringuito Show, Pedro Bravo, foi acusado de fazer comentários racistas e xenófobos sobre o jogador. O agente de jogadores de futebol afirmou:
“Tem que respeitar o adversário! E quando você fizer um gol no adversário, se quiser dançar samba, vá ao sambódromo no Brasil... Aqui, o que você tem que fazer é respeitar teu companheiro de profissão, e deixar de se fazer de macaco.” [1]
Posteriormente, em 19 de setembro de 2022, o atleta novamente foi atacado, porém dessa vez pela torcida do Atlético de Madri, antes do Clássico de Madri, que aconteceu no Estádio Cívitas Metropolitano. Na ocasião, um grupo de torcedores do time foi filmado entoando cânticos racistas direcionados a Vinícius Júnior. [2]
Em 26 de setembro de 2022, Raíllo, capitão do Mallorca, acusou Vinícius Júnior de usar racismo como coringa para se defender quando é ofendido. [3] Em dezembro do mesmo ano, vídeos nas redes sociais mostraram alguns torcedores gritando insultos e jogando objetos contra o jogador.
No dia 26 de janeiro de 2023, foi atacado novamente por torcedores do Atlético de Madrid, em uma demonstração em Madrid, antes do Dérbi na Copa do Rei. Os torcedores penduraram em uma ponte a frase "Madrid odeia o Real", e um boneco, representando o jogador, sendo enforcado.[4] Vini Jr voltou a sofrer ataques racistas em 5 de fevereiro de 2023, na derrota do Real Madrid para o Mallorca, por 1 a 0. Câmeras da DAZN flagraram um homem chamando-o de "macaco". [5]
Em março, durante a derrota do Real Madrid para o Barcelona, foi novamente vítima de insultos racistas. Torcedores da arquibancada do Camp Nou entoaram o cântico “Vinícius muérete”, que em português significa “Vinícius deve morrer”. [6]
Para ajudar na identificação dos infratores, La Liga criou um canal de denúncias em seu site. “Os torcedores que tiverem informações ou qualquer indicação da identidade dos infratores podem entrar em contato com a liga e fornecer as informações necessárias para registrar as denúncias pertinentes”, disse a liga. [7]
No último dia 21 de maio, voltou a ser hostilizado por insultos racistas, dessa vez pela torcida do Valência no Estádio de Mestalla. A partida chegou a ser paralisada pelo árbitro e, posteriormente, foi retomada. Houve confusão entre os jogadores e Vinícius acabou sendo expulso.
Ele se manifestou em relação ao episódio nas redes sociais: "Não foi a primeira vez, nem a segunda e nem a terceira. O racismo é o normal na La Liga. A competição acha normal, a Federação também e os adversários incentivam. Lamento muito. O campeonato que já foi de Ronaldinho, Ronaldo, Cristiano e Messi hoje é dos racistas. Uma nação linda, que me acolheu e que amo, mas que aceitou exportar a imagem para o mundo de um país racista. Lamento pelos espanhóis que não concordam, mas hoje, no Brasil, a Espanha é conhecida como um país de racistas. E, infelizmente, por tudo o que acontece a cada semana, não tenho como defender. Eu concordo. Mas eu sou forte e vou até o fim contra os racistas. Mesmo que longe daqui", escreveu o atacante. [8]
Evidentemente, não se trata de um evento isolado e pontual, envolvendo temática tão cara aos nossos dias e reiteradas estigmatizações acerca do nosso país.
Em verdade, o racismo é um dos principais problemas sociais enfrentados pela humanidade. Devido ao pecado e à queda de Adão, o homem tem promovido, de forma pérfida, a exclusão, a desigualdade social e a violência. Absorto em maldade, esse homem, tem por séculos a fio, subjugado outro homem pelo simples fato de acreditar que possui supremacia sobre àquele que não faz parte da sua cultura e raça.
O professor John Piper define o racismo da seguinte maneira: “Atribuir a uma determinada raça uma superioridade intrínseca ou valorizá-la acima de outra, e depois tratar outras como indesejáveis ou más”. Trata-se de um problema gigante, global, antigo, devastador, sangrento e assassino.
Comumente, a verdade de que a humanidade foi feita à imagem de Deus é usada como base para cristãos defenderem a dignidade humana. Por isso, como cristão, defendo o combate a esse comportamento afrontoso e entendo que não é preciso aderir a movimentos estranhos à fé cristã para afirmar o valor intrínseco da pessoa humana.
O cristianismo já é este movimento. Um movimento que é odiado e perseguido no mundo todo, mas que persevera em sua mensagem de redenção da nossa humanidade pela obra de Deus, que tendo se feito humano, veio pregar o arrependimento, a fé e o amor.
Quando se fala sobre racismo, preconceito e discriminação, as pessoas tendem a politizar o tema e considerá-lo assunto de um determinado espectro político. Porém, isso está errado. A justiça não deve ser partidarizada, pois, antes, é um assunto também bíblico.
Deus criou os homens iguais. Todos os homens foram feitos pelo Senhor de forma igualitária. Ele nos criou com capacidade moral, racional e afetiva para refletirmos essa imagem. Imagens são feitas para serem imagens. A justiça que o cristão deve buscar é a justiça bíblica, a justiça que reflete o caráter de Deus e trabalha pelo bem comum da sociedade.
Ademais, o racismo deve ser combatido porque nosso Senhor ensinou que devemos amar uns aos outros assim como Ele nos amou (Jo 13.34). Em outras palavras, o mestre deixou claro que os cristãos devem amar a todos sem preconceito social ou étnico racial. Ora, o reconhecimento de nossa humanidade comum é acompanhado de uma obrigação ética correspondente.
Há de se mencionar ainda que, para além do caráter pecaminoso, o racismo é um crime abjeto. No caso do talentoso jogador Vini Jr. , é lamentável que também no futebol tenhamos de testemunhar este tipo de atitude.
Como cidadão, destaca-se por seu talento, por sua garra e pela representatividade de sua cidade e de seu país. Trata-se, portanto, de honraria diante de atos de relevante interesse social. O Brasil é Vini Júnior e não seria diferente nesta Casa de Leis. A Câmara Legislativa da capital federal é contra o crescente espírito de indiferença, alienação e hostilidade.
Ante o exposto, e tendo em vista o atendimento dos requisitos da Resolução n°250/2011, rogamos ao nobres Pares desta Casa a aprovação da presente proposta.
Sala das Sessões, em…
[1]https://revistaforum.com.br/esporte/2022/9/16/clubes-mundiais-reagem-agente-racista-que-chamou-craque-brasileiro-de-macaco-ao-vivo-123401.html
[2]https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/vinicius-jr-sofre-ofensas-racistas-da-torcida-do-atletico-antes-do-classico-com-o-real/
[3]https://ge.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-espanhol/noticia/2022/09/27/capitao-do-mallorca-acusa-vinicius-junior-de-usar-racismo-como-coringa.ghtml
[4]https://ge.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/2023/01/26/torcida-do-atletico-de-madrid-simula-enforcamento-de-vini-jr-antes-de-classico-com-real-madrid.ghtml
[5]https://www.bol.uol.com.br/esporte/2023/02/06/vinicius-junior-volta-a-ser-vitima-de-ataques-racistas-no-campeonato-espanhol.htm
[6]https://noticiapreta.com.br/vinicius-deve-morrer-cantam-torcedores-do-barcelona-para-vini-jr/
[7]https://noticiapreta.com.br/vinicius-laliga-denuncia/
[8]https://www.cnnbrasil.com.br/esportes/vinicius-jr-e-vitima-de-mais-um-caso-de-racismo-na-espanha/
Pastor daniel de castro
Deputado Distrital
Praça Municipal, Quadra 2, Lote 5, 2º Andar, Gab 7 - CEP: 70094902 - Brasília - DF - Tel.: 6133488072
www.cl.df.gov.br - dep.pastordanieldecastro@cl.df.gov.br
Documento assinado eletronicamente por DANIEL DE CASTRO SOUSA - Matr. Nº 00160, Deputado(a) Distrital, em 23/05/2023, às 09:47:48 , conforme Ato do Vice-Presidente e da Terceira Secretária nº 02, de 2020, publicado no Diário da Câmara Legislativa do Distrito Federal nº 284, de 27 de novembo de 2020. Documento assinado eletronicamente por PEDRO PAULO DE OLIVEIRA - Matr. Nº 00170, Deputado(a) Distrital, em 23/05/2023, às 18:00:36 , conforme Ato do Vice-Presidente e da Terceira Secretária nº 02, de 2020, publicado no Diário da Câmara Legislativa do Distrito Federal nº 284, de 27 de novembo de 2020. Documento assinado eletronicamente por BERNARDO ROGERIO MATA DE ARAUJO JUNIOR - Matr. Nº 00173, Deputado(a) Distrital, em 23/05/2023, às 18:04:38 , conforme Ato do Vice-Presidente e da Terceira Secretária nº 02, de 2020, publicado no Diário da Câmara Legislativa do Distrito Federal nº 284, de 27 de novembo de 2020. Documento assinado eletronicamente por WELLINGTON LUIZ DE SOUZA SILVA - Matr. Nº 00142, Deputado(a) Distrital, em 23/05/2023, às 18:28:10 , conforme Ato do Vice-Presidente e da Terceira Secretária nº 02, de 2020, publicado no Diário da Câmara Legislativa do Distrito Federal nº 284, de 27 de novembo de 2020. A autenticidade do documento pode ser conferida no site
https://ple.cl.df.gov.br/#/autenticidade
Código Verificador: 74005, Código CRC: ec6df0eb
-
Despacho - 1 - SELEG - (75140)
CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL
Secretaria Legislativa
Despacho
A Mesa Diretora para publicação (RICL, art. 153) em seguida ao SACP, para conhecimento e providências protocolares, informando que a matéria tramitará, em análise de mérito, na CAS (RICL, art. 65, I, “i”) e, em análise de admissibilidade na CCJ (RICL, art. 63, I).
_______________________________________
MARCELO FREDERICO M. BASTOS
Matrícula 23.141
Assessor Especia
Praça Municipal, Quadra 2, Lote 5, 5º Andar, Sala 5.10 - CEP: 70094902 - Brasília - DF - Tel.: (61)3348-8275
www.cl.df.gov.br - seleg@cl.df.gov.br
Documento assinado eletronicamente por MARCELO FREDERICO MEDEIROS BASTOS - Matr. Nº 23141, Assessor(a) da Secretaria Legislativa, em 26/05/2023, às 09:31:47 , conforme Ato do Vice-Presidente e da Terceira Secretária nº 02, de 2020, publicado no Diário da Câmara Legislativa do Distrito Federal nº 284, de 27 de novembo de 2020. A autenticidade do documento pode ser conferida no site
https://ple.cl.df.gov.br/#/autenticidade
Código Verificador: 75140, Código CRC: ed20cb32
-
Despacho - 2 - SACP - (75179)
CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL
Setor de Apoio às Comissões Permanentes
Despacho
À CAS, para exame e parecer, podendo receber emendas durante o prazo de dez dias úteis, conforme publicação no DCL.
Brasília, 26 de maio de 2023
<Digite NOME>
Cargo
Praça Municipal, Quadra 2, Lote 5, 1º Andar, Sala 1.5 - CEP: 70094902 - Brasília - DF - Tel.: (61)3348-8660
www.cl.df.gov.br - sacp@cl.df.gov.br
Documento assinado eletronicamente por VINICIU DO ESPIRITO SANTO - Matr. Nº 23389, Analista Legislativo, em 26/05/2023, às 10:17:29 , conforme Ato do Vice-Presidente e da Terceira Secretária nº 02, de 2020, publicado no Diário da Câmara Legislativa do Distrito Federal nº 284, de 27 de novembo de 2020. A autenticidade do documento pode ser conferida no site
https://ple.cl.df.gov.br/#/autenticidade
Código Verificador: 75179, Código CRC: 80b3bd06
-
Despacho - 3 - CAS - (78952)
CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL
Comissão de Assuntos Sociais
Despacho
Informo que a matéria, PDL 23/2023, foi distribuída ao Sr. Deputado Martins Machado, para apresentar parecer no prazo de 10 dias úteis a partir de 19/06/2023.
Felipe Nascimento de Andrade
Secretário da CAS
Praça Municipal, Quadra 2, Lote 5, 1º Andar, Sala 1.38 - CEP: 70094902 - Brasília - DF - Tel.: (61)3348-8690
www.cl.df.gov.br - cas@cl.df.gov.br
Documento assinado eletronicamente por FELIPE NASCIMENTO DE ANDRADE - Matr. Nº 24028, Secretário(a) de Comissão, em 19/06/2023, às 13:56:30 , conforme Ato do Vice-Presidente e da Terceira Secretária nº 02, de 2020, publicado no Diário da Câmara Legislativa do Distrito Federal nº 284, de 27 de novembo de 2020. A autenticidade do documento pode ser conferida no site
https://ple.cl.df.gov.br/#/autenticidade
Código Verificador: 78952, Código CRC: 84a9788d