Sugere ao Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal – DER/DF - a instalação de redutores de velocidade nos dois sentidos da Estrada Parque Dom Bosco – EPDB, na altura da quadra comercial da QI 29 do Lago Sul.
Tema:
Outro
Autoria:
Deputada Arlete SampaioParlamentar
Região Administrativa:
DISTRITO FEDERAL (INTEIRO)
Data da disponibilização:
29/03/2022
Situação
Apresentação
O projeto foi protocolado, lido, numerado, publicado e encaminhado às Comissões para análise
Comissões
As Comissões discutem o projeto e dão pareceres, que podem sugerir emendas ao texto original
Aguardando inclusão na Ordem do Dia
Os projetos que tiveram tramitação concluída nas comissões aguardam inclusão na Ordem do Dia
Plenário
No Plenário são apreciados os projetos que podem ser aprovados ou rejeitados
Redação Final
Após a aprovação pelo Plenário, o projeto é encaminhado para elaboração da Redação Final
Sanção, Veto ou Promulgação
São encaminhados ao Governador para transformá-los em lei ou vetá-los ou são promulgados e publicados pela CLDF
Sugere ao Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal – DER/DF - a instalação de redutores de velocidade nos dois sentidos da Estrada Parque Dom Bosco – EPDB, na altura da quadra comercial da QI 29 do Lago Sul.
A Câmara Legislativa do Distrito Federal, nos termos do art. 143 de seu Regimento Interno, sugere ao Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal – DER/DF - a instalação de redutores de velocidade nos dois sentidos da Estrada Parque Dom Bosco – EPDB, na altura da quadra comercial da QI 29 do Lago Sul.
JUSTIFICAÇÃO
Os proprietários dos estabelecimentos situados na quadra comercial da QI 29 do Lago Sul e a comunidade usuária do comércio e dos serviços ali prestados manifestaram preocupação com constantes acidentes de veículos e atropelamentos de pessoas, animais domésticos e animais silvestres que ocorrem no trecho da Estrada Parque Dom Bosco em frente ou nas proximidades da referida comercial.
Relatam que nem os semáforos instalados um pouco à frente (a cerca de 400 metros da comercial) inibem os excessos dos motoristas que trafegam, muitas vezes, além da velocidade máxima permitida. Afirmam que é muito comum ouvir frenagens repentinas ou até presenciar veículos ultrapassando o sinal vermelho, já que a velocidade exagerada os impede de parar a tempo, sobretudo no sentido Lago Sul - Paranoá.
Registre-se que há pontos de parada de ônibus instalados em frente à comercial da QI 29 e no outro sentido da pista, o que faz com que muitos usuários do transporte público coletivo optem por essa travessia perigosa. Além disso, o Parque Distrital das Copaíbas está localizado em frente à comercial, fato que motiva o tráfego de animais silvestres e mesmo de usuários do parque nessas imediações. Segundo os comerciantes, atropelamentos de gatos, cachorros e animais do cerrado acontecem semanalmente.
A título de contribuição, são apresentadas abaixo imagens, obtidas na rede mundial de computadores, no sítio eletrônico Google Earth, com a localização do perímetro de maior ocorrência de acidentes e atropelamentos.
Diante do exposto, conclamo o apoio dos nobres pares para a presente Indicação, que visa a garantir a segurança e a integridade física de pessoas e animais que transitam no local.
Documento assinado eletronicamente por ARLETE AVELAR SAMPAIO - Matr. Nº 00130, Deputado(a) Distrital, em 25/03/2022, às 11:27:23 , conforme Ato do Vice-Presidente e da Terceira Secretária nº 02, de 2020, publicado no Diário da Câmara Legislativa do Distrito Federal nº 284, de 27 de novembo de 2020.
A autenticidade do documento pode ser conferida no site