(Autoria: Deputado João Cardoso)
Sugere ao Poder Executivo, por meio da Secretaria de Transporte e Mobilidade, adoção de ações que viabilizem a ampliação da oferta do transporte público para a Região de Planaltina, observando a qualidade dos veículos que compõem a frota que atende a Região.
A CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL, nos termos do art. 143 do Regimento Interno, sugere ao Poder Executivo, por meio da Secretaria de Transporte e Mobilidade, adoção de ações que viabilizem a ampliação da oferta do transporte público para a Região de Planaltina, observando a qualidade dos veículos que compõem a frota que atende a Região.
JUSTIFICAÇÃO
A cidade de Planaltina é hoje a 4ª maior RA do DF, conforme destacou a última pesquisa PDAD 2021 – Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios, com 186.498 habitantes.
Empenhados em encontrar formas de desenvolver melhorias para cidade de Planaltina, em constante expansão e desenvolvimento, constata-se que a referida Região demanda melhorias e investimento no setor de mobilidade e transporte, a fim de se minimizar a superlotação dos meios de transporte público; diminuir os frequentes atrasos da comunidade da Região que depende do sistema público de transporte para se locomover para trabalho e atender às demandas quanto a falta de qualidade e de manutenção dos veículos e dos serviços prestados.
Os problemas enfrentados na utilização dos meios de transporte público na mencionada cidade, fazem com que a população de Planaltina utilize esse serviço quase que exclusivamente para trabalhar e estudar, deixando de usufruir das possibilidades de lazer disponíveis nas demais Regiões do Distrito Federal.
Logo, a implementação de melhorias no transporte público aumentará a circulação de pessoas dessa cidade inclusive nos finais de semana, quando as frotas de ônibus costumam ser reduzidas e deixam de movimentar as áreas da economia, cultura, esporte e lazer.
Com o intuito de melhorar o transporte público na cidade de Planaltina, faz-se necessário fiscalizar a qualidade e a manutenção dos veículos que circulam na Região garantindo a essa população a segurança e satisfação na prestação desse serviço essencial.
Cumpre enfatizar que a frota que atende a cidade de Planaltina enfrenta problemas de superlotação e constantes atrasos, de modo que a extensão da frequência das viagens possibilitará a redução da espera dos passageiros, aumentará a capacidade de transporte e consequentemente a qualidade dos serviços prestados.
Desse modo, são notórios os benefícios sociais encontrados com a implementação de medidas que melhorem a qualidade do transporte público na cidade de Planaltina, o que torna a questão de suma importância para o presente governo.
Sala das Sessões, de 2023.
JOÃO CARDOSO
Deputado Distrital