Sugere ao Poder Executivo, por intermédio da Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade, a construção de parada de ônibus com recuo em frente ao Hospital Veterinário da UnB (HVET), localizado na via L4 norte, Est. Parque das Nações.
Sugere ao Poder Executivo, por intermédio da Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade, a construção de parada de ônibus com recuo em frente ao Hospital Veterinário da UnB (HVET), localizado na via L4 norte, Est. Parque das Nações.
A CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL, nos termos do art. 143 do seu Regimento Interno, sugere ao Poder Executivo, por intermédio da Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade, que promova a construção de uma parada de ônibus com recuo em frente ao Hospital Veterinário da UnB (HVET), localizado na via L4 norte, Est. Parque das Nações.
JUSTIFICATIVA
Conforme solicitações e reclamações recebidas por este Gabinete, venho sugerir e solicitar ao Poder Executivo, por meio da Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade, a construção de uma parada de ônibus com recuo em frente ao Hospital Veterinário da UnB (HVET), localizado na via L4 norte, Est. Parque das Nações.
A construção visa atender os alunos e colaboradores da Universidade de Brasília, bem como os servidores da CAESB e os demais trabalhadores das redondezas, sobretudo dos clubes recreativos da Asa Norte, que utilizam o transporte público para seu deslocamento diário.
Com mais de 20 anos de existência, o HVET não dispõe de ponto de ônibus coberto, nem mesmo recuo que possibilite a parada segura dos ônibus que fazem a única linha que passa pelo local. Alunos e trabalhadores são obrigados a esperar pelo ônibus ao relento, expostos ao sol ou à chuva e aos perigos da via, a única proteção existente sendo a de uma árvore que fica às margens da pista. Além disso, a L4 possui velocidade regulamentar de 80km/h, o que torna extremamente perigosa a parada do ônibus em meio a pista.
Diante desse perigo, os motoristas da linha já notificaram os passageiros que não poderão parar nos pontos em que não há recuo. Se isso se confirmar, haverá grave prejuízo aos usuários, haja vista que só um ônibus (linha 110.2) faz o trajeto Rodoviária-HVET, e a parada mais próxima do HVET fica a mais de 2 quilômetros de distância.
Cumpre salientar que o HVET tem um fluxo significativo de alunos diariamente, estando aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, com plantões noturnos e aos fins de semana.
Imagem do HVET e do ponto de ônibus sem parada coberta e sem recuo.Linha 110.2 e distância até a parada mais próxima.
Nesse sentido, torna-se necessária a imediata construção de parada de ônibus com recuo em frente ao Hospital Veterinário da UnB (HVET).
Por todo o exposto, no cumprimento do dever de resguardar as competências fiscalizadoras desta Casa e no intuito de garantir a segurança e o direito à mobilidade urbana dos usuários afetados pela falta de infraestrutura adequada, conclamamos os nobres pares a aprovar a presente Indicação.
Documento assinado eletronicamente por GABRIEL MAGNO PEREIRA CRUZ - Matr. Nº 00166, Deputado(a) Distrital, em 10/02/2023, às 14:35:17 , conforme Ato do Vice-Presidente e da Terceira Secretária nº 02, de 2020, publicado no Diário da Câmara Legislativa do Distrito Federal nº 284, de 27 de novembo de 2020.
A autenticidade do documento pode ser conferida no site
Documento assinado eletronicamente por THAINÁ RIBEIRO DE OLIVEIRA - Matr. Nº 23398, Cargo em Comissão de Supervisão , em 30/03/2023, às 18:10:41 , conforme Ato do Vice-Presidente e da Terceira Secretária nº 02, de 2020, publicado no Diário da Câmara Legislativa do Distrito Federal nº 284, de 27 de novembo de 2020.
A autenticidade do documento pode ser conferida no site