Wasny anuncia saída da liderança do governo
Wasny anuncia saída da liderança do governo

O deputado Wasny de Roure (PT) anunciou em plenário nesta terça-feira (25) seu pedido para ser substituído na liderança do Governo do Distrito Federal na Câmara Legislativa. O deputado alegou estar sendo submetido a uma sobrecarga de trabalho que vem afetando sua saúde e explicou que o governador Agnelo Queiroz já sabe de sua disposição há 10 dias. Enquanto não for escolhido o próximo líder, Wasny continua encaminhando as votações dos projetos de interesse do Poder Executivo.
"Em um ano e nove meses, conseguimos um recorde no número de matérias apreciadas, sempre tratando os parlamentares com respeito e transparência", disse o petista em seu pronunciamento. Em apartes, todos os deputados presentes ao plenário elogiaram a atuação de Wasny na liderança do governo e no convívio parlamentar. "Digo que sua atuação foi fundamental para a aprovação de matérias importantes, como a dos programas de Saúde, do Plano Diretor de Transporte Público, na atualização do PDOT", observou Chico Vigilante (PT).
Já Arlete Sampaio (PT) disse compreender o cansaço de Wasny e cobrou que os demais parlamentares auxiliem o trabalho do próximo líder. "Nós da base temos que estar coesos, trabalhar com um corpo de vice-líderes, delegar funções", argumentou a parlamentar.
Olair Francisco (PTdoB) destacou Wasny como "líder nato" e disse que "o governo perde muito com a sua saída". Celina Leão (PSD), por sua vez, salientou o respeito do deputado com a bancada de oposição e afirmou que Wasny "sai de cabeça erguida".
TCDF – Alguns parlamentares manifestaram apoio à indicação de Wasny para ocupar uma vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Distrito Federal e Territórios. O deputado, no entanto, negou que sua saída da liderança tenha ligação com uma suposta negativa do governador a sua indicação para o cargo, como sugerido na imprensa. "Em momento algum, submeteria o interesse público a possíveis insatisfações pessoais", afirmou Wasny.
Agenda Positiva – A deputada Eliana Pedrosa (PSD) pediu ao presidente da Câmara Legislativa, deputado Patrício (PT), para que o plenário retome as votações de projetos de parlamentares. "Não estamos fazendo essa agenda positiva. Temos várias propostas muito relevantes aguardando votação". Após a sugestão da deputada, Patrício pediu que os deputados encaminhem uma lista de projetos que tenham tramitação concluída para que sejam incluídos na ordem do dia. "Vamos fazer a aprovação dessas matérias, seguindo a meta de 2 projetos de cada parlamentar aprovados por mês".
Valorização – Presentes às galerias da Câmara Legislativa, diversos atendentes de reintegração social (ATRS) da Secretaria da Criança ouviram dos deputados Wellington Luiz (PPL), Arlete Sampaio e Celina Leão palavras de apoio a sua luta por melhores condições de trabalho. "O governo precisa ser mais ousado e fazer com que de fato haja a valorização desses servidores, que põe a vida em risco para proteger a vida dos menores", cobrou Wellington.