Valdelino Barcelos destinou R$ 62 milhões em emendas

Publicado em 16/12/2022 13h00

Foto: Carlos Gandra/CLDF

O deputado é o primeiro Procurador Especial dos Direitos de Defesa da Pessoa Idosa (PRO60+) na CLDF

O deputado Valdelino Barcelos (PP) destinou R$ 62 milhões em emendas parlamentares para as áreas de infraestrutura, educação, esporte, saúde, cultura e agricultura. Deste total, foram empenhados cerca de R$ 35 milhões em obras de asfaltamento, reforma de escolas, melhoria de calçadas e iluminação, além de recursos financeiros destinados a Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e ao combate à pandemia de COVID-19. “Não foi fácil enfrentar toda a crise que passamos em 2020 e 2021, e mesmo com a pandemia, conseguimos fazer muito pelo DF”, destacou Valdelino.

Segundo o distrital, os maiores legados do seu mantado são a criação da Procuradoria Especial dos Direitos de Defesa da Pessoa Idosa (PRO60+) na estrutura da Câmara Legislativa, instaurada permanentemente em 2020 (resolução nº 321/2020), e as ações durante a pandemia de Covid-19, como a Lei 1645/2020, que obriga as empresas de serviço de transporte público a instalarem dispensadores de álcool em gel no interior de cada veículo, conforme os protocolos sanitários.

Atento à crise sanitária, o deputado Valdelino articulou junto ao Governo do DF o auxílio emergencial para trabalhadores do Transporte Escolar Privado, que ficaram impedidos de trabalhar durante meses, beneficiando mais de 6 mil famílias. “Tenho muito orgulho de contribuir com demandas da população do Distrito Federal. Sempre trabalhei de forma responsável e atendendo prontamente à vontade popular, e isso foi fundamental para o sucesso do mandato”, avaliou o deputado.

Como presidente da Comissão de Transporte e Mobilidade da CLDF, Valdelino desenvolveu projetos voltados à mobilidade, como a Lei 6498/2020, que trata da manutenção anual obrigatória dos elevadores de acessibilidade do transporte público; a Lei 6404/2019, que cria pontos de apoio para os caminhoneiros nas entradas das Regiões Administrativas; e a Lei 6363/2019, que amplia para oito anos a idade máxima dos veículos prestadores de serviço de táxi.

O Agro também foi beneficiado pela atuação do deputado, que destinou verbas por meio da Secretaria de Agricultura. Valdelino criou a lei que instituiu o Passaporte Equestre, que facilita e desburocratiza o transporte de animais para desfiles e competições. O Passaporte é feito por meio de microchipagem do animal para o armazenamento do status de regularidade fiscal e informações sobre exames e vacinas.

Ex-taxista, Valdelino é empresário e presidente licenciado da Coopercam, maior cooperativa de cargas do Centro-oeste, e do Sindicato dos Transportadores Autônomos.

*Com informações da assessoria de imprensa do deputado Valdelino Barcelos

Mario Espinheira - Agência CLDF