Publicador de Conteúdos e Mídias

Assista ao documentário da TV Câmara Distrital sobre rodas de samba no DF

Publicado em 10/02/2023 15h45

Foto: Divulgação/TV Câmara Distrital

O documentário traz depoimentos de personalidades conhecidas do samba nacional e local, como é o caso da cantora Dih Ribeiro

A TV Câmara Distrital lançou neste sábado, 11 de fevereiro, o documentário Planalto do Samba. A produção de aproximadamente 50 minutos traz histórias, o surgimento, o crescimento e a força do samba de raiz tocado em rodas de samba do DF. 
 
O documentário, que já está disponível no YouTube, traz depoimentos de personalidades conhecidas do samba nacional e local, como é o caso da cantora Dih Ribeiro. “O samba em Brasília é muito forte, tem tradição. Eu moro aqui e faço show toda semana. Nós temos grandes músicos brasilienses, que são de uma qualidade incrível. Quase todas as bandas famosas de samba têm músico brasiliense tocando”, declara. 

Segundo o pesquisador Vitor João Ramos, autor de uma tese sobre roda de samba defendida no Departamento de Geografia da Universidade de Brasília, o samba no DF coincide com a própria construção e inauguração da cidade. Na pesquisa, ele estudou as rodas de samba populares, que têm como característica serem abertas, ou seja, quem sabe e quer tocar, pode participar do movimento. Ele ressalta que essas rodas democráticas costumam tocar, principalmente, o samba de raiz e sambas autorais de artistas locais e regionais. 

A produção do documentário gravou algumas rodas de samba no DF. Entre elas, o Samba na Comunidade, realizado mensalmente na Praça da Bíblia, em Ceilândia. Jonas Dias, um dos organizadores do evento, disse que um objetivo do movimento é divulgar o samba mais tradicional, que tem pouco espaço na grande mídia, e proporcionar à comunidade momentos de lazer sem a necessidade de pagar ingressos para entrar. 
 

 

 

"A música brasileira vista no mundo é o samba, e muitas vezes nós brasileiros não damos o real valor que o samba tem. Esse gênero vai de letras e poesias maravilhosas, mas costumam ser ignoradas pela imprensa. Nós prezamos por isto: letras, poesias e músicas que têm algo a contribuir com quem está ouvindo", observa Jonas Dias.

* Com informações da TV Câmara Distrital 

Agência CLDF

Mais notícias sobre