Troféu Câmara Legislativa - Vida Kalunga
Troféu Câmara Legislativa - Vida Kalunga
O documentário "Vida Kalunga" (18min), de Betânia Veiga, é um dos 18 filmes do Distrito Federal selecionados para concorrer ao Troféu Câmara Legislativa no 45º Festival de Brasília do Cinema, a ser realizado em setembro próximo. Este ano, o Troféu CLDF vai distribuir R$ 200 mil em prêmios.
Remanescentes de escravos que se refugiaram no interior goiano, a 300 quilômetros de Brasília, são os personagens do documentário "Vida Kalunga". O cotidiano, os costumes e a auto-estima dos quilombolas são retratados no curta de Betânia Veiga.
Cineasta e publicitária, a diretora trabalha na área audiovisual há mais de 20 anos. Ela participou como continuísta ou assistente de direção de várias produções do cinema nacional e dirigiu os curtas Da utilidade dos animais (2004); Aconteceu no 42º Festival (2010) e Desbravadores de caminhos - uma curta história do Povoado de São Jorge (2010), em parceria com Zepedro Gollo.
O portal da Câmara Legislativa divulga, todos os dias, a sinopse e a ficha técnica de cada uma das produções que disputam o Troféu Câmara Legislativa. Os 18 filmes integram a Mostra Brasília e serão exibidos na Sala Martins Penna do Teatro Nacional, nos dias 22 e 23 de setembro.
Vida Kalunga
Direção: Betânia Victor Veiga
Documentário, cor, digital, 18min, DF, 2012
Sinopse
Em busca da liberdade, alguns escravos se refugiaram no interior goiano. Seus remanescentes viveram décadas isolados e somente foram registrados como cidadãos, nos anos 80. Hoje, representam o maior território quilombola do Brasil, localizado a 300 quilômetros da Capital Federal. Vida Kalunga é um documentário que registra um pouco dessa cultura que mostra a profunda relação do homem com a terra.
Ficha Técnica
Produção executiva: Betânia Victor Veiga
Roteiro: Betânia Victor, Denise Farage e Juana Roberto
Fotografia: Vagner Jabour
Montagem: Juana Roberto
Som: Chico Borôro, Dirceu Lustosa e Gustavo Campos
Trilha sonora: Renato Matos
Produtora: BVV Produções
Classificação indicativa: Livre