Solenidade comemora 'resgate' da Codeplan
Solenidade comemora 'resgate' da Codeplan

Das páginas policiais para as editorias de economia e de cidades. O percurso de "resgate" da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), que esteve envolvida em uma série de escândalos durante os últimos governos, deu a tônica da solenidade que comemorou os 47 anos da empresa, nesta segunda-feira (2), no plenário da Câmara Legislativa.
"Temos de comemorar a retomada da missão institucional da Codeplan e os seus períodos de contribuição à história do Distrito Federal", declarou o presidente da CLDF, deputado Wasny de Roure (PT), que propôs a homenagem. Wasny observou que, em quase cinco décadas, a empresa tem acompanhado o desenvolvimento social e político da região, que, incluindo os municípios do Entorno, conta com cerca de 5 milhões de habitantes.
"A Codeplan passou por um período muito ruim. Até mesmo nossos pesquisadores sofriam quando realizavam seu trabalho. Muitas vezes, as pessoas indagavam: você é daquela empresa que roubou, que assaltou os cofres públicos?", lamentou o presidente da companhia, Júlio Miragaya. Para ele, contudo, esse período faz parte do passado: "Desde o início deste governo, temos orgulho de trabalhar na Codeplan". Ele destacou a parceria com o IBGE e agradeceu aos empregados da empresa e "à parceria com a Câmara Legislativa". Para Miragaya, um dos próximos desafios é a realização de concurso público.
O secretário de Planejamento do DF, Paulo Antenor de Oliveira, considera importante não falar mais do passado. "O papel do planejamento é cuidar do futuro", afirmou. Ele disse que a Codeplan precisa investir em pessoal e concordou com a necessidade do concurso. "Vamos trabalhar para a Companhia de Planejamento do DF se tornar referência no Brasil e no mundo", completou.
Também discursaram, em homenagem à empresa e a seu corpo funcional, o presidente da Fecomércio, Adelmir Santana; e o diretor de Estudos e Políticas Sociais da companhia, Osvaldo Russo. Também participaram da sessão solene os ex-deputados distritais Rejane Pitanga, atual secretária da Criança do DF; e Salviano Guimarães, diretor administrativo e financeiro da Codeplan; além do geógrafo Aldo Paviani, professor da UnB.
Pesquisa - A Codeplan apresenta, no próximo dia 18, o resultado da Pesquisa Metropolitana por Amostra de Domicílios e, nos dias seguintes, realiza seminário com vistas ao ano de 2030. "Tendo como parâmetro a projeção da população para daqui a 17 anos, iremos debater questões relacionadas a saúde, educação, entre outros temas", explicou o presidente Júlio Miragaya.