Publicador de Conteúdos e Mídias

Sessão solene homenageia Projeto Olhar Cidadão

Publicado em 04/10/2007 11h42
Por iniciativa do deputado Chico Leite (PT), a Câmara Legislativa realizou hoje, no auditório da Casa, sessão solene em homenagem ao Projeto Olhar Cidadão, desenvolvido pela Escola Classe nº 17 de Taguatinga. A sessão contou também com a presença de professores e alunos, além da mentora do projeto, professora Francisca Rodrigues Oliveira; da diretora da escola, Marília de Fátima Pereira; do representante da Regional de Ensino, Erisevelton Silva Lima; e do guarda PM Jânio. Ao abrir a sessão, o deputado Chico Leite destacou que o Projeto Olhar Cidadão foi criado com participação efetiva dos alunos da Escola Classe 17. O projeto tem como base o evento político-cultural "Quem é quem na Câmara Legislativa" e pretende destacar alguns elementos para análise e reflexão sobre sua dimensão política e pedagógica na ampliação do ensino na escola."A consciência dos direitos tem sido uma construção difícil no Brasil, país marcado por uma história de exclusão de grandes setores da população das condições mínimas para o exercício da cidadania. Lutar pelos direitos, portanto, é ajudar a construir uma sociedade em que o bem-estar da maioria, o respeito pelas diferenças e a igualdade deixem o plano da utopia e se transforme em realidade", ressaltou o deputado.

A professora Francisca Rodrigues explicou que, por desejar promover uma visão ampliada da realidade, o projeto surgiu da necessidade de orientar e ajudar o aluno a observar o mundo em que vive com "um olhar mais atento". Além disso ele é estimulado a enfrentar o dia-a-dia como cidadão participativo, cooperativo, reflexivo e autônomo, conhecedor de seus direitos e deveres e do universo político, possibilitando o exercício da cidadania na comunidade escolar e na sociedade à qual pertence.

Para ela, a escola não muda a sociedade, mas pode oferecer aos alunos a oportunidade de se apropriarem de conhecimentos que servirão de instrumentos para refletir e mudar sua própria vida. Destacou que o importante na educação, em qualquer momento e em qualquer lugar, é o desejo que move o professor de compartilhar a busca para a mudança do olhar.

Durante a sessão solene, houve apresentação do coral "Cantos e Encantos", da Escola Classe nº 17. A aluna Letícia Machado Farias leu texto em que destaca o despertar para a cidadania.

Mais notícias sobre