Sessão solene homenageia os 103 anos do PCdoB, nesta segunda (31)
Sessão solene homenageia os 103 anos do PCdoB, nesta segunda (31)
Partido foi criado em 25 de março de 1922
Foto: Carolina Curi/ Agência CLDF

A iniciativa é do deputado Gabriel Magno
Nesta segunda-feira (31), a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) sediará uma homenagem aos 103 anos do Partido Comunista do Brasil (PCdoB). A sessão solene tem início às 19h, no plenário da Casa. Na ocasião, também será homenageado o senhor Antônio Gomes Neto, o mais antigo militante vivo do PCdoB. Atualmente com 85 anos, ele se filiou ao PCdoB na década de 70, ainda durante a ditadura militar, quando o partido era clandestino.
O evento é de autoria do deputado Gabriel Magno (PT), que ressalta a participação do PCdoB nos governos do PT e o histórico de “lutas contra as tentativas de golpes no Brasil”. Ele destaca que “o PCdoB é um dos partidos políticos mais longevos e importantes da história do Brasil. Ele tem como marca o compromisso com os trabalhadores e o povo brasileiro, bem como a defesa da democracia, dos direitos sociais e da soberania nacional”.
Além do deputado distrital, o evento terá a participação da deputada federal Érika Kokay (PT); do presidente do PCdoB no Distrito Federal, João Vicente Fontella Goulart; do secretário de comunicação do PT-DF, Marcos Paulo; da vice-presidente do PCdoB no DF, Mariete Pinheiro da Costa; da secretária de igualdade e combate ao racismo do PCdoB no DF e presidente da UNEGRO, Ivanete Santa Alves Oliveira; da secretária da juventude do PCdoB no DF, Laura Eli Padilha; e do militante homenageado, Antônio Gomes Neto.
Na história da CLDF, o Partido Comunista do Brasil elegeu um deputado distrital, para a primeira legislatura da Casa: Agnelo Queiroz, que exerceu mandato no período de 1991 a 1994.
Ana Teresa Malta - Agência CLDF