Sessão solene comemora o aniversário do Partido dos Trabalhadores
Sessão solene comemora o aniversário do Partido dos Trabalhadores

A Câmara Legislativa do Distrito Federal realiza, nesta segunda-feira (10), sessão solene para celebrar os 40 anos do Partido dos Trabalhadores. A solenidade é uma iniciativa da deputada Arlete Sampaio (PT) e ocorre no plenário da Casa às 19h.
A trajetória do PT começou no Colégio Sion, São Paulo, com sua fundação em 10 de fevereiro 1980 por meio de um manifesto, publicado no Diário Oficial da União em outubro do mesmo ano. Dois anos depois, em 11 de fevereiro de 1982, a legenda foi oficialmente reconhecida como partido político pelo Tribunal Superior de Justiça Eleitoral. O grupo partidário surgiu graças ao ressurgimento do movimento sindicalista após o fim da Ditadura Militar e era formado por intelectuais, artistas e, principalmente, ativistas sindicais, sobretudo das industrias do ABC Paulista.
No mandato atual, a CLDF conta com dois parlamentares que ajudaram a fundar o diretório regional do PT no DF, Chico Vigilante e Arlete Sampaio. Sobre a importância da data, Vigilante afirmou: "Nesse aniversário, renovamos o compromisso com a soberania nacional, a proteção de nossas riquezas, com a distribuição de renda, a geração de empregos, e com o fortalecimento de setores primordiais para a vida do povo, como educação, saúde, cultura e assistência social.
Já Arlete Sampaio discorreu sobre a relevância da sigla para a política brasileira: "Esse partido tem dado uma extrema contribuição para o desenvolvimento das lutas sociais, para a construção de uma cidade democrática, com menos desigualdade. É um momento também de refletir sobre o que devemos atualizar na pauta do PT", afirmou a deputada.
Victor Cesar Borges (estagiário)
Núcleo de Jornalismo – Câmara Legislativa
Mais notícias sobre
