Sessão solene comemora 40 anos da Federação de Umbanda e Candomblé de Brasília
Sessão solene comemora 40 anos da Federação de Umbanda e Candomblé de Brasília

A Câmara Legislativa comemora, nesta segunda-feira (29), o 40º aniversário da Federação de Umbanda e Candomblé de Brasília e Entorno. A sessão solene, de iniciativa da deputada distrital Luzia de Paula (PSB) ocorre no plenário da Casa, às 19h.
A parlamentar reforça a motivação da homenagem. "Tendo em vista as histórias de lutas da Federação em defesa das religiões de matrizes africanas e dos movimentos em defesa dos negros é necessário comemorar a data. É preciso reconhecer a relevância dessa iniciativa para a comunidade do DF e entorno", diz Luzia de Paula.
"A implantação da Delegacia Especial de Repressão aos Crimes por Discriminação Racial no Distrito Federal foi uma conquista, na qual a entidade esteve presente", lembra a deputada distrital.
História – A Federação de Umbanda e Candomblé de Brasília e Entorno foi criada oficialmente no dia 6 de agosto de 1976. A entidade consta em seu histórico vários projetos sociais, culturais e educacionais em apoio às comunidades carentes da Capital Federal.
"Não podemos esquecer que a Federação é responsável pela criação da Praça dos Orixás, na orla do Lago Paranoá. O réveillon da Prainha, famosa festa de Iemanjá, também faz parte das ações promovidas pela união dos umbandistas de Brasília", explica a parlamentar Luzia.