Secretário garante que casos de meningite estão dentro da normalidade
Secretário garante que casos de meningite estão dentro da normalidade

A reunião foi presidida pelo deputado Raad Massouh (DEM), que agradeceu o pronto comparecimento de Maciel e sua disponibilidade em responder não apenas às indagações sobre o suposto surto de meningite, mas também a quaisquer outras que os deputados tivessem interesse em fazer. Foi o caso do deputado Chico Leite (PT), que se manifestou preocupado com o invejável orçamento do DF para a saúde e as terríveis condições enfrentadas pela população nas filas das consultas e das farmácias de baixo e alto culto.
O secretário esclareceu que o Distrito Federal está entre os estados e municípios que cumprem rigorosamente a legislação no tocante à aplicação de recursos na saúde, e além de atender sua população, é procurado por pacientes de todo o Entorno, que em sua opinião inclui o Brasil inteiro. Salientou, ainda, que apesar de tais dificuldades que certamente enfrenta, a capital ainda está entre as unidades que melhor atendem suas demandas de saúde.
Investir em informação - O deputado Cristiano Araújo (PTB) foi o primeiro a expor suas preocupações a respeito do que considera um surto de meningite no DF. Embora o secretário tenha negado essa ocorrência, Cristiano considerou elevado o número de óbitos ocorridos em função da doença e reclamou mais esclarecimento e conscientização, especialmente no âmbito das escolas.
Maciel explicou que a Vigilância em Saúde tem estado alerta desde o surgimento do primeiro caso, em Planaltina, dispondo de mapeamento e dado tratamento profilático a todos aqueles que, de alguma forma, mantiveram contato com a paciente. O mesmo aconteceu em Ceilândia. A preocupação com a informação, segundo o secretário, é tão prioritária que os titulares da Saúde, Educação e Segurança assinaram um convênio há mais de um ano para levar ações de prevenção nesses campos a todas as escolas do DF.
Os debates prosseguem e, além dos membros da comissão - Raad Massouh (DEM), Cristiano Araújo (PTB), Erika Kokay (PT) e Rogério Ulysses (PSB) - estão presentes os deputados Milton Barbosa (PSDB), Bispo Renato (PR), Eurides Brito (PMDB) e Chico Leite (PT).