Publicador de Conteúdos e Mídias

Samambaia completa 20 anos com homenagem da Câmara

Publicado em 27/10/2009 16h22
A cidade de Samambaia completou no último domingo (25.

10) 20 anos de criação como a 12ª região administrativa do Distrito Federal. A Câmara foi até lá, hoje (27) pela manhã, homenagear a cidade e seus moradores, com sessão solene comemorativa, proposta pelo deputado Rôney Nemer (PMDB), que foi administrador regional de Samambaia no ano 2000 e autor das sessões solenes dos 14º e 18° aniversários da cidade, em 2003 e 2007. A solenidade aconteceu no Centro de Criatividade Infanto-Juvenil, na Quadra 401 Norte.
 O deputado recorda que construiu uma história com os moradores de Samambaia desde que foi administrador regional de Samambaia, no ano 2000. "Sempre trabalhei para o desenvolvimento dessa cidade e tenho defendido projetos, obras, emendas orçamentárias e indicações para a melhoria da qualidade de vida para seus moradores", conta Nemer. É de sua autoria a Lei 3.267/2003, que reconhece a encenação da Paixão de Cristo Negro ao Vivo (Via-Sacra) em Samambaia - como evento oficial no calendário do DF.
 Rôney Nemer lembrou também que quando foi secretário de Infra-Estrutura e Obras do GDF, construiu calçadas na cidade, trouxe asfalto, meios-fios e drenagem pluvial em vários locais, plantou grama e palmeiras nos canteiros centrais das principais avenidas, além de ter cercado os parques Boca da Mata e Três Meninas com alambrado metálico, entre várias outras obras.

Hoje, com cerca de 250 mil habitantes, e pouco mais de 100 km², Samambaia está recebendo obras de melhorias em todas as quadras residenciais e comerciais, apesar de ter problemas de grandes cidades do DF e do país.
 O atual administrador regional, Takani Kiyotsuka, explica que os problemas da cidade surgiram juntos com o crescimento acelerado no meio da década de 90, mas conta que apesar disso, 99% da cidade tem água potável e rede de esgoto.

Na área de segurança pública, a cidade também já conta com duas delegacias de Polícia Civil (a 26ª e a 32ª) e dois quarteis, um da Polícia Militar e outro do Corpo de Bombeiros. Além disso, cinco postos comunitários de segurança já foram entregues à população.

Durante as festividades do aniversário, os moradores ganharam um bolo gigante, circo, shows artísticos e pirotécnicos, desfile cívico-militar, novas escolas, iluminação de avenidas e a primeira Vila Olímpica prometida pelo governador José Roberto Arruda, que inaugurou a obra no último dia 16, com nada mais, nada menos, do que a  presença do Rei Pelé, nome com o qual a vila olímpica foi batizada.

Mais notícias sobre