Publicador de Conteúdos e Mídias

Requerimento para criação de CPI é lido em Plenário

Publicado em 09/12/2009 17h52
O presidente interino da Câmara Legislativa, deputado Cabo Patrício (PT), leu hoje (9) o requerimento para a criação da "CPI da Corrupção", que vai investigar as denúncias contra o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (DEM), deputados distritais e empresários do DF citados no inquérito da Polícia Federal que tramita no Superior Tribunal de Justiça (STJ). A leitura do requerimento é o primeiro passo para o início dos trabalhos da comissão.

O pedido de CPI foi assinado por todos os 24 parlamentares da Casa. Patrício anunciou ainda o prazo para a indicação de candidatos à vaga de corregedor ad hoc, que substituirá o atual corregedor da Casa, deputado Brunelli (DEM), que pediu afastamento da função. De acordo com o presidente, os blocos e partidos deverão indicar os nomes até amanhã (10), às 14h. A eleição está marcada para as 15h.
 É papel do corregedor investigar as denúncias de quebra de decoro parlamentar contra parlamentares da Câmara Legislativa.

A observância do devido processo legal foi enfatizada por Patrício. "Temos que trabalhar com tranquilidade, consultando a Procuradoria da Casa para que não haja depois questionamentos judiciais", afirmou. Questionado sobre os andamentos dos pedidos de afastamento do governador e do vice, o presidente interino foi claro: "A Casa tem todas as condições de trabalhar com uma CPI ao mesmo tempo em que analisa os pedidos de impeachment".

Mais notícias sobre