Publicador de Conteúdos e Mídias

Repórteres pioneiros na cobertura de Brasília recebem títulos de Cidadão Honorário

Publicado em 17/04/2009 15h43
Os repórteres Eliezer José Penna e Hélio Oliveira recebem nesta sexta-feira (17) o título de Cidadão Honorário de Brasília por seu importante papel no registro da história da Capital Federal. A sessão solene, que ocorre às 19h, no Brasília Country Club, é uma iniciativa dos deputados Wilson Lima (PR) e Cristiano Araújo (PTB), por sugestão da deputada licenciada Eliana Pedrosa (DEM).

Nascido em Taquarituba, sul do Estado de São Paulo, em 8 de agosto de 1925, Eliezer Penna foi o primeiro jornalista a entrevistar o presidente Juscelino Kubitschek no local escolhido para ser construída Brasília. Penna começou a carreira jornalística na capital paulista, no Hoje, passou pelo O Dia e pela atual Folha de S. Paulo e se mudou para Goiás em 1949, onde trabalhou na Folha de Goiás. Dirigiu O Popular e a Rádio Anhanguera e, nos anos 50, foi secretário de justiça, deputado estadual e secretário de indústria e comércio do Estado do Goiás.

Já Hélio Oliveira, foi o fotógrafo responsável pela foto exclusiva do presidente JK pisando pela primeira vez no local onde seria construída a atual capital. Hélio nasceu em Buriti Alegre (GO) e foi para Uberlândia (MG) em 1945, onde terminou o colegial e descobriu a paixão pela fotografia. Começou a carreira de repórter fotográfico em 1957, no jornal O Popular, como primeiro profissional da área em Goiânia e foi o fotógrafo oficial do Governo do Estado até o fim do primeiro mandato do ex-governador Marconi Perillo.

Mais notícias sobre