Regime Jurídico dos Servidores do DF é tema de seminário
Regime Jurídico dos Servidores do DF é tema de seminário

O seminário prossegue amanhã, no período matutino. Veja a programação completa no final da matéria.
O regramento reúne os direitos e deveres que afetam mais de 130 mil trabalhadores do serviço público local. Representando o presidente da Casa, Patrício (PT), na abertura do seminário, o deputado Aylton Gomes (PR) destacou que o Regime Jurídico unifica 57 leis.
O DF foi uma das últimas unidades da Federação a contar com uma legislação unificada para seus servidores.
Apesar do atraso, o Distrito Federal tem agora "o regime jurídico mais avançado do Brasil". Essa é a opinião do procurador-geral do DF, Rogério Leite Chaves. "A lei é um marco para a Administração Pública, fruto de um trabalho coletivo", elogiou."A lei é moderna, tipifica ações de racismo e homofobia, além de contemplar a exigência de ficha limpa", ressaltou o secretário de Administração Pública, Wilmar Lacerda.
A deputada Liliane Roriz (PSD), que fez a relatoria do projeto, contou ter se reunido com diversos trabalhadores e lideranças sindicais quando o projeto estava em tramitação na Casa e disse ter percebido a importância da regulamentação para a auto-estima dos servidores. "Depois de tantos debates, é muito gratificante ver o resultado concreto", concluiu.
Também participaram da abertura do seminário o coordenador de Assuntos Legislativos, José Willemann; a presidente do Tribunal de Contas do DF, Marli Vinhadeli; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF), Francisco Caputo, e os secretários de Saúde e de Transparência, Rafael Barbosa e Carlos Higino Alencar, respectivamente.
Programação08/029h30 - Palestra 1 - Regime jurídico: histórico e estrutura, José Willemann, chefe a Coordenadoria de Assuntos Legislativos e membro da comissão que elaborou o anteprojeto10h40 - Palestra 2 - Inovações no Regime Disciplinar do Servidor Público Distrital, Carlos Higino Ribeiro Alencar, secretário de Transparência e Controle09/029h - Palestra 3 - Desafios jurídicos na implantação do novo Regime Jurídico, Marcos Euclésio Leal, procurador do DF e membro da comissão que elaborou o anteprojeto10h40 - Palestra 4 - Processo disciplinar dos servidores públicos na LC nº 840/2011: aspectos inovadores, Antônio Carlos Carvalho, procurador do DF e autor do Manual de processo Administrativo Disciplinar e Sindicância