Qualidade do júri é marca do Troféu Câmara Legislativa do DF
Qualidade do júri é marca do Troféu Câmara Legislativa do DF

Um dos indicados para concorrer ao Oscar de 2010, Se Nada Mais Der Certo, de José Eduardo Belmonte, ganhou prêmios no Ceará, no Rio de Janeiro, entre outros.
A Saga das Candangas Invisíveis, de Denise Caputo, venceu também em Sergipe, e A Menina Espantalho, de Cássio Pereira dos Santos, foi premiado na China.
Este ano, a responsabilidade de escolher os melhores filmes brasilienses que concorrem à Mostra Brasília está a cargo de três renomados profissionais:
José Eduardo Belmonte (cineasta, indicado pela Secretaria de Cultura do DF). É formado em cinema pela Universidade de Brasília, onde teve aulas com Nelson Pereira dos Santos, com quem trabalhou, e Wladimir Carvalho, entre outros. Fez cinco curtas metragens e quatro longas metragens - que, somados, renderam aproximadamente 60 prêmios nos principais festivais do País. Ganhou cinco vezes o Troféu Câmara Legislativa: foram três longas e dois curtas premiados;
Betânia Victor Veiga (cineasta, indicada pela Associação Brasiliense de Cinema e Vídeo – ABCV). É cineasta e há 15 anos atua exclusivamente na área do audiovisual. Já trabalhou como continuísta ou assistente de direção em mais de 50 filmes nacionais, entre curtas e longas-metragens. Em 2004 dirigiu seu primeiro curta-metragem, "Da Utilidade dos Animais", exibido no 37º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Atualmente, além de trabalhar no mercado publicitário de Brasília, está produzindo o documentário "Os Kalungas", projeto premiado este ano pelo Ministério da Cultura;
Washington Araújo (jornalista e crítico de cinema, indicado pela Câmara Legislativa do Distrito Federal). É mestre em Comunicação/Cinema pela Universidade de Brasília. Autor de 14 livros sobre cinema, ética, direitos humanos, cidadania, políticas públicas e literatura. Entre suas obras está ""Macabéa vai ao Cinema – a travessia da linguagem literária para a linguagem cinematográfica". Escreve para o Observatório da Imprensa e mantém um blog sobre cinema e literatura: www.cidadaodomundo.org.