Pessoas com deficiência reivindicam secretaria específica no DF
Pessoas com deficiência reivindicam secretaria específica no DF
A criação de uma secretaria específica para tratar das demandas das pessoas com deficiência no DF foi uma das principais propostas debatidas na manhã desta segunda-feira (22), durante a sessão solene da Câmara Legislativa em comemoração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21 de setembro).
A iniciativa, do deputado Robério Negreiros (PMDB), atraiu dezenas de pessoas que defenderam, em seus pronunciamentos, o respeito à legislação e ao direito à inclusão social. O evento também comemorou o sucesso na Paralimpíada de Londres dos representantes brasilienses, muitos dos quais acompanharam a solenidade. O clima de festa da sessão foi marcado por apresentações de alunos da Associação Pestalozzi e por um desfile de jovens do grupo Fashion Inclusivo.
Ao manifestar apoio à criação de uma secretaria para cuidar das pessoas com deficiência, Negreiros enfatizou a necessidade de a sociedade intensificar a luta pela igualdade de direitos entre as pessoas. "Ainda convivemos com a falta de consciência e com uma mentalidade tacanha que discrimina quem está fora do modelo padrão", criticou o distrital, ao defender que o Estado assegure oportunidades de emprego para as pessoas com deficiência. Ele aproveitou para informar ter proposto emenda ao orçamento de 2015, para a criação de um centro de atendimento às pessoas com Síndrome do Espectro Autista e de um ginásio para atletas paralímpicos em Taguatinga.
A deputada federal Erika Kokay (PT/DF) afirmou caber à sociedade brasileira desenvolver uma "pauta concreta" em defesa dos direitos das pessoas com deficiência. "Temos que romper as barreiras que impedem o resgate da humanidade para conquistarmos a inclusão plena dessas pessoas", defendeu. Ela foi uma das participantes que sugeriu a criação de uma secretaria, no âmbito do GDF, para lutar pelos direitos das pessoas com deficiências.
O representante da Governadoria do DF no evento, Antonio Leitão, anunciou que o governador Agnelo Queiroz já decidiu encaminhar à Câmara Legislativa, até o final deste ano, proposta para a criação da nova secretaria, reivindicada por representantes das entidades que lidam com as questões relacionadas aos direitos das pessoas com deficiência.
Já o presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, Andrew Parsons, demonstrou muita emoção ao parabenizar os atletas paralímpicos brasileiros que conquistaram medalhas em Londres e destacou a relevância de o Estado incentivar a prática esportiva por essas pessoas, "que demonstram muita habilidade em suas atividades".
Oportunidade de trabalho – Portadora de Síndrome de Down, a assessora parlamentar Érica Duarte agradeceu a oportunidade de ser contratada para trabalhar no gabinete do deputado Robério Negreiros. Ela, que é pedagoga, defendeu que o exemplo seja seguido por outros órgãos públicos e privados. "O trabalho é muito importante para mim", afirmou.