CLDF debate a participação da comunidade cristã na educação, nesta terça (20)
CLDF debate a participação da comunidade cristã na educação, nesta terça (20)
Foto: Figueiredo/ Agência CLDF
A iniciativa é do deputado João Cardoso
Em audiência pública nesta terça-feira (20), às 10h, no plenário, a Câmara Legislativa debate a participação da comunidade cristã na educação. O evento terá transmissão ao vivo pela TV Distrital (canal 9.3) e YouTube.
O autor da iniciativa, deputado João Cardoso (Avante), salienta a relevância do assunto, que impacta diretamente a qualidade do ensino e o desenvolvimento dos estudantes. “É fundamental promover debates que abordem essa temática, com o intuito de conscientizar e engajar a sociedade em prol de uma educação mais inclusiva e efetiva”, afirma.
O parlamentar destaca ainda a importância da participação dos cidadãos, que implica o dever de acompanhar e fiscalizar o cumprimento e execução das políticas públicas de fomento à educação. “Quando os membros da comunidade se envolvem ativamente no processo educacional, eles se sentem parte integrante do desenvolvimento das crianças e jovens, criando uma rede de apoio que favorece o sucesso acadêmico e pessoal dos estudantes”, acrescenta. Com o evento, Cardoso espera levantar proposições que possam contribuir diretamente para a formulação dos planos pedagógicos das escolas.
Foram convidados para a audiência a secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá; o vigário geral da arquidiocese de Brasília e coordenador do Fórum Social Católico Permanente, padre Eduardo Peters; a professora de Relações Internacionais da Universidade de Brasília e coordenadora da Pastoral da Educação da Arquidiocese de Brasília, Tânia Manzur; o coordenador do Conselho Estadual da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC); José Maria Pinheiro de Oliveira; o assessor da Pastoral da Educação da Arquidiocese de Brasília, padre Paulo Rogério; o vice-coordenador da Pastoral da Arquidiocese de Brasília, padre Thaisson Santarém; o coordenador da regional de ensino de Sobradinho, Marcílio Almeida; a coordenadora da regional de ensino do Recanto das Emas, Marina Ayres; e os padres Josias Viera, da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em Sobradinho; José Maurício, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em São Sebastião; Alex Brito, da Paróquia São Gabriel Arcanjo, no Recanto das Emas; o frei Roberto Cândido, da Paróquia São Marcos e São Lucas, em Ceilândia; e a bispa Hidéide Torres Brito, da 8ª Região Eclesiástica da Igreja Metodista.
Agência CLDF