Publicador de Conteúdos e Mídias

Merendeira aposentada testemunha na Comissão de Ética

Publicado em 07/05/2010 15h50
A merendeira aposentada Leondina Ribeiro de Couto prestou depoimento na tarde desta sexta (7), na Comissão de Ética e Decoro Parlamentar, como testemunha da deputada Eurides Brito (PMDB). O depoimento faz parte do processo por quebra de decoro parlamentar contra Eurides, gravada recebendo dinheiro durante as investigações da Operação Caixa de Pandora, da Polícia Federal.

O testemunho foi prestado à relatora do processo, deputada Erika Kokay (PT), e acompanhado por Eurides Brito.
 O deputado Batista das Cooperativas (PRP), integrante da Comissão, justificou sua ausência por "motivo de compromisso inadiável".
 Leondina Ribeiro de Couto confirmou que realizou um almoço na campanha de 2006 em sua chácara, em Ponte Alta, no Gama, para divulgar as candidaturas de Eurides à Câmara Legislativa e de Joaquim Roriz para o Senado Federal. Ela disse que não sabe quem pagou pelo almoço, que foi preparado e servido por uma empresa contratada, da qual não se recorda o nome.

O convite para realizar a atividade, segundo a testemunha, foi feito por um assessor da deputada, do qual não lembra o nome. Durante o almoço também foi montado um telão para exibição de um jogo da Copa do Mundo. O encontro, segundo Leondina, contou com a participação de aproximadamente 400 pessoas, todos da região.

Ela informou ainda que não recorda o conteúdo da fala da então candidata na ocasião. Leondina lembrou que Joaquim Roriz não compareceu ao evento, conforme previsto, e algumas pessoas reclamaram da ausência.

A merendeira é servidora concursada da Secretaria de Educação do GDF desde 1968 e se aposentou em 1993. Ela ressaltou que não tem uma relação de amizade com Eurides Brito, mas de "conhecimento". Leondina também garantiu que este foi o único encontro promovido por ela para políticos.

Roriz - A deputada Erika Kokay informou que recebeu as respostas do ex-governador Joaquim Roriz às perguntas feitas por ela sobre o caso envolvendo a deputada Eurides Brito. Cópias das respostas foram encaminhadas aos demais integrantes da Comissão.

A deputada Eurides Brito entregou à Comissão cópias das declarações de renda de seu marido, conforme solicitado pela relatora.

Ainda nesta sexta-feira será tomado o depoimento de outra testemunha, Ildeu de Oliveira.

Mais notícias sobre