Lutas mais importantes tiveram a cara e a marca do PT
Lutas mais importantes tiveram a cara e a marca do PT

Pitanga enumerou muitas conquistas do PT no campo político, que levou ao poder o primeiro presidente operário do país, que deixou o cargo após oitos anos com 90% de aprovação e elegeu a primeira mulher presidente da República. Destacou, ainda, o caráter plural do partido, feito por homens e mulheres de todas as classes sociais, envolvidos no projeto de implementar e consolidar políticas públicas voltadas para a maioria da população.
Na sua manifestação, o líder do PT/PRB na Câmara, deputado Chico Vigilante (PT) inovou ao contar "causos" da história do partido e das dificuldades para representar o DF na sua fundação, em São Paulo. Lembrou que para chegar aonde hoje estão, como uma das maiores e mais importantes forças políticas do país, "muita gente teve de tirar dinheiro do próprio bolso, apanhar e até mesmo morrer".
Vigilante mencionou alguns dos nomes que participaram da construção do partido e o engrandeceram, como Apolônio de Carvalho, Manuel da Conceição, Gregório Bezerra e Florestan Fernandes, mas não esqueceu a multidão de militantes que mantém acesa a chama do PT e seu ideal em prol da conquista de uma sociedade solidária.
A sessão solene continuou no plenário e, entre os presentes, os deputados federais Erika Kokay (PT) e Roberto Policarpo (PT), os distritais Olair Francisco (PTdoB), Joe Valle (PSB), a deputada licenciada Arlete Sampaio (PT), secretária de Ação Social.
(Leia mais: Deputados lembram conquistas e desafios https: //www.cl.df.gov.br/cldf/noticias/aniversario-do-pt-deputados-lembram-conquistas-e-desafios/view)