Publicador de Conteúdos e Mídias

Líderes comunitários recebem homenagem

Publicado em 03/05/2010 10h50
A Câmara Legislativa homenageou na manhã desta segunda-feira (3) líderes comunitários do Distrito Federal. De autoria do deputado Rôney Nemer (PMDB), a sessão solene aconteceu no plenário da Casa. O distrital entregou homenagens de louvor a lideranças por serviços prestados à comunidade."O líder comunitário trabalha se dando, ele não recebe salário e faz por acreditar que pode ajudar", disse Nemer no início da solenidade.

O deputado é autor do projeto de lei que inclui o Dia Nacional do Líder Comunitário (5 de maio) no calendário oficial de eventos do DF. A data foi instituída pela Lei Federal nº 11.287/2006.

Nemer explica que o líder comunitário é representado geralmente por líderes de associações de moradores, prefeitos de quadras e conselheiros regionais, que desempenham a importante função social e política no desenvolvimento da comunidade, por um lado fiscalizando e cobrando ações do poder público e das autoridades governamentais, e por outro lado ajudando na administração de seu bairro, rua ou quadra onde reside. "A figura do líder comunitário é essencial, uma vez que é ele quem encaminha as necessidades da comunidade e ajuda a organizar a sua cidade", define o deputado.

Diversos líderes se revezaram na tribuna para dizer de suas preocupações com a falta de recursos para as comunidades e setores que representam. Em discurso entusiasmado, José Nogueira reclamou a aprovação da emenda constitucional que modifica o artigo 32 da Constituição Federal, para permitir a eleição direta dos administradores regionais.

O médico Osório Luís Rangel de Almeida alertou para o fato de que "o povo unido é massa de manobra" e que cabe às lideranças ajudar a esclarecer a população para que se transforme "em massa crítica" e aprenda a escolher os melhores candidatos nas eleições.

Mais notícias sobre