Publicador de Conteúdos e Mídias

Jurista Aloysio Corrêa da Veiga recebe o título de Cidadão Honorário de Brasília

Publicado em 17/11/2025 17h21

Foto: Carlos Gandra/ Agência CLDF

A iniciativa da homenagem partiu do deputado Jorge Vianna

A Câmara Legislativa do Distrito Federal homenageou, na tarde desta segunda-feira (17), o jurista Aloysio Corrêa da Veiga, ex-presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). Por iniciativa do deputado Jorge Vianna (PSD), a Câmara realizou sessão solene para outorga do título de Cidadão Honorário de Brasília ao jurista.

Aloysio Corrêa da Veiga teve carreira destacada na Justiça do Trabalho até sua aposentadoria em outubro de 2025. Formado em Direito, iniciou sua carreira como juiz do trabalho substituto e ascendeu a ministro do TST em 2004. Sua trajetória inclui ainda a presidência da Sexta Turma do TST, a direção da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat) e a corregedoria-geral da Justiça do Trabalho.

Durante a solenidade, o deputado Jorge Vianna afirmou que o ex-ministro “não se limitou a honrar a magistratura e a Justiça do Trabalho e sua carreira se confunde com a evolução da Justiça trabalhista no Brasil”. Para ele, a principal característica do novo cidadão honorário foi “a disposição ao diálogo e a capacidade de construir pontes e buscar consenso”.

“Se fossemos resumir em uma só palavra a carreira do ministro, ela seria conciliação. Seu papel na implantação do piso nacional da enfermagem foi importantíssimo. Nos momentos de impasse, sua figura se agigantou e chamou para si a responsabilidade de ser o mediador de uma das maiores questões trabalhistas da história”, analisou Jorge Vianna.

 

Foto: Carlos Gandra/ Agência CLDF


Natural de Petrópolis (RJ), formou-se pela Universidade Católica de Petrópolis e iniciou sua carreira na magistratura no Rio de Janeiro. Sua trajetória o trouxe a Brasília, onde reside e atua há quase duas décadas, desde sua posse como ministro do TST.

O homenageado também é autor de diversos trabalhos jurídicos e membro de renomadas instituições, como a Academia Brasileira de Direito do Trabalho e a Academia Brasiliense de Direito do Trabalho, o que demonstra seu notório reconhecimento público. “É inegável o importante serviço prestado por este cidadão à sociedade do Distrito Federal, que o qualifica como um verdadeiro embaixador da justiça social em nossa capital”, assinalou Jorge Vianna.

O ministro aposentado do TST Renato Lacerda Paiva enalteceu os “quase 30 anos de convivência” com Aloysio Corrêa e classificou a homenagem como “extremamente merecida, não só pela sua vida profissional, mas pelo seu caráter, pela sua dignidade e pela sua postura”.

Já o ministro aposentado do TST João Batista Brito Pereira destacou a dedicação do colega e o profissionalismo durante sua atuação no TST.

Para o ministro aposentado do TST Vantuil Abdala, o homenageado soube “distribuir justiça com humanidade, levando em conta sempre o bem comum”.

 

Foto: Carlos Gandra/ Agência CLDF


Aloysio Corrêa da Veiga agradeceu emocionado à homenagem e disse que o momento era de “pura gratidão”. “Ser cidadão brasiliense tem para mim um significa especialíssimo, por ser o lugar onde me transferi com minha família e onde exerci a magistratura por 27 anos da minha vida. Adotei Brasília quando me transferi naquela época e hoje, agraciado como cidadão, me sinto honrado em ser agora um brasiliense”, completou.

Luís Cláudio Alves - Agência CLDF

Mais notícias sobre