Jorge Vianna pede que GDF 'foque' na atenção básica em saúde
Jorge Vianna pede que GDF 'foque' na atenção básica em saúde
Após visitar duas Unidades Básicas de Saúde (UBS) na Ceilândia, em região próxima ao Sol Nascente, nesta quarta-feira (16), o deputado Jorge Vianna (Podemos) constatou a necessidade de o governo local "investir pesado" na atenção primária. Durante a sessão remota da Câmara Legislativa, o distrital afirmou que o foco do GDF tem de estar dirigido a esses locais onde atuam equipes de saúde da família, formadas por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e agentes comunitários, além de outros profissionais.
"Cada equipe pode atender até 4 mil pessoas por área. Naquela região são quatro as equipes, mas a população chega a 30 mil pessoas", calculou, chamando a atenção para o déficit. De acordo com Vianna, Ceilândia tem uma das menores coberturas em relação às demais cidades do Distrito Federal. Para o deputado, essa situação é decorrente de problemas de gestão da Secretaria de Saúde que, depois, "acabam indo pro colo do governador".
O líder do governo na Câmara Legislativa, deputado Cláudio Abrantes (PDT), concordou com o colega sobre a urgência de ampliar as equipes de saúde da família que atuam nas UBS. Para o distrital, apesar do grande número de nomeações que o GDF vem fazendo para suprir vagas na área de saúde, "mais contratações precisam ser feitas, principalmente na área de enfermagem". Abrantes disse ainda que já levou o assunto ao conhecimento da Secretaria de Economia do DF.
Marco Túlio Alencar
Imagem: Reprodução/TV Web CLDF
Núcleo de Jornalismo - Câmara Legislativa