Iniciantes e consagrados estão em filmes exibidos na Mostra Brasília nesta quarta (4)
Iniciantes e consagrados estão em filmes exibidos na Mostra Brasília nesta quarta (4)
As produções concorrem a R$ 240 mil em prêmios do Troféu Câmara Legislativa do Distrito Federal
Foto: Manual do Herói/Divulgação
"Manual do Herói" é o primeiro longa do diretor Fáuston da Silva, premiado em edições anteriores do Troféu Câmara Legislativa
Prossegue nesta quarta-feira (4) a disputa pelo 26º Troféu Câmara Legislativa durante o 57º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Dois curtas e um longa-metragem – “Manequim”, dos irmãos Danilo Borges e Diego Borges; “ONA”, dirigido por Clara Maria e M4vi Afroindie; e “Manual do Herói”, do premiado realizador Fáuston da Silva – serão exibidos a partir das 18h na Sala Vladimir Carvalho do Cine Brasília e em espaços culturais do Gama, Planaltina e Taguatinga (veja abaixo), com entrada gratuita.
O primeiro a ser exibido tem nove minutos de duração e conta a trajetória do fotógrafo Kim, numa “aventura urbana recheada de situações inusitadas”. Segundo curta de ficção dos irmãos Borges, “Manequim” tem no papel principal Eduardo Görck, além dos atores consagrados Bidô Galvão e Chico Sant’Anna, entre outros nomes. Sobre os realizadores: Danilo tem experiência na área publicitária e do audiovisual. Já Diego é diretor e preparador de elenco, atualmente, faz doutorado em Artes Cênicas na Universidade de Brasília (UnB).
Descrito como um “drama espiritual”, “ONA” tem duração de 15 minutos e foi dirigido pela estudante de Artes Cênicas (UnB) Clara Maria, 19 anos de idade, e pela multiartista M4vi Afroindie, 24 anos de idade. O filme segue a jornada de Lara – jovem negra criada pela mãe, residente no Recanto das Emas –, que busca respostas para questões existenciais por meio da espiritualidade e ancestralidade. No elenco, estão: Amanda Batista, Juliana Silva, Ya Elvira de Oxum, Giovanna Silva e Garnet.
O longa da noite – “Manual do Herói” – marca a estreia nesse formato do diretor Fáuston da Silva, vencedor na categoria Melhor Curta Metragem (Júri Oficial e Popular) da edição de 2012 do Troféu Câmara Legislativa do Distrito Federal, com seu filme de estreia “Meu Amigo Nietzsche”, título que acumula mais de 100 prêmios em festivais nacionais e internacionais. De lá para cá, o realizador brasiliense acumulou mais premiações com os curtas-metragens que se seguiram.
Desta vez, Fáuston da Silva parte da história de Agnus, personagem que tem a vida revirada quando o ônibus em que se encontra é assaltado. Uma heroína mascarada lhe entrega um livro homônimo ao filme e ele passa a usar as habilidades adquiridas por meio do manual até descobrir que “ser herói não é sobre poder, mas sobre querer”.
Mostra Brasília – Troféu Câmara Legislativa
As sessões da Mostra Brasília – Troféu Câmara Legislativa prosseguem até sexta-feira (6), têm entrada gratuita (é necessário retirar o ingresso) e começam às 18h na sala Vladimir Carvalho, no Cine Brasília (EQS 106/107), com a presença das equipes das produções. Também acontecem, simultaneamente, no Gama (Cia Lábios da Lua), Taguatinga (Faculdade Estácio, Pistão Sul) e Planaltina (Complexo Cultural). As exibições contam com legendagem descritiva e audiodescrição ao vivo.
Nesta 26ª edição, 12 filmes concorrem ao Troféu Câmara Legislativa. São R$ 240 mil em prêmios para as melhores produções (júris oficial e popular) e categorias técnicas (como direção, roteiro e fotografia, entre outras).
Os vencedores serão conhecidos durante a cerimônia de encerramento do 57º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e a escolha dos vencedores será feita por um júri formado por Antonio Grassi, ator, diretor e gestor cultural; Catarina Accioly, diretora, roteirista e atriz; e José Delvinei, ator, professor e produtor cultural.
Em cartaz
Quarta-feira (4/12), às 18 horas
Manequim, de Danilo Borges e Diego Borges
Distrito Federal, Ficção, 9 minutos, 2024
Não recomendado para menores de 12 Anos
ONA, de Clara Maria e M4vi Afroindie
Distrito Federal, Drama Espiritual, 15 minutos, 2023
Classificação indicativa: Livre
Manual do Herói, de Fáuston da Silva
Distrito Federal, Ficção, 103 minutos, 2024
Classificação indicativa: Livre
Marco Túlio Alencar - Agência CLDF