Publicador de Conteúdos e Mídias

HRT comemora 34 anos com homenagem da Câmara Legislativa

Publicado em 04/03/2008 16h05
A manhã da última segunda-feira (3) foi especial para moradores de Taguatinga e do Distrito Federal. Por iniciativa do deputado Dr. Charles (PTB), o Hospital Regional de Taguatinga, popularmente conhecido como HRT, foi homenageado com sessão solene pela passagem de seu 34° ano de atividades. Prestigiaram o evento o secretário de Saúde do Distrito Federal, José Geraldo Maciel; o secretário de Justiça e Cidadania Raimundo Ribeiro; o deputado Federal Tadeu Filipelli (PMDB-DF), a diretora-geral do HRT, Sônia Salviano; dentre outros. Além da demanda de Taguatinga, o hospital, um dos mais tradicionais e completos do DF, atende pessoas de outras localidades como Ceilândia, Samambaia, Recanto e o Entorno. Com um quadro de 3.

007 servidores, o HRT atende aproximadamente 1.

200 pacientes por dia, entre consultas de rotina e emergências.

A data foi marcada por comemorações e reflexões. Os membros da mesa foram unânimes ao comentar a importância e a dimensão do hospital, as conquistas, os programas de sucesso como os de tratamento e combate à hanseníase, tuberculose, casos de "referência" com o Pé-Diabético (que livrou milhares de pacientes da amputação) e o Banco de Leite, que ao longo desses 34 anos de existência destacaram a unidade de saúde no Brasil e Exterior.

Dr. Charles, em seu pronunciamento, relembrou alguns momentos de quando foi diretor do HRT e falou do sonho de transformá-lo num hospital de nível terciário de atendimento. "Trouxemos para cá as condições necessárias para que sejam instaladas a neurocirurgia, a cirurgia torácica, iniciamos a criação do setor de Oncologia Clínica.

.. Gostaria de ver o HRT transformado, de fato, num hospital terciário. Hoje ele já tem o ônus de uma unidade desse porte sem na verdade, sê-lo".

Mas os membros também foram enfáticos ao apontar as necessidades e melhorias que o HRT precisa ver atendidas. A reforma do Pronto-Socorro, a inauguração do setor de Oncologia Clínica, a criação do bloco Materno-Infantil, entre outras modificações que durante o discurso foram prometidas pelo secretário José Geraldo Maciel para iniciarem ainda este ano. Muitos servidores receberam menções honrosas oferecidas pelo gabinete do deputado e pela Secretaria de Saúde.

Mais notícias sobre