História do cinema de Brasília é celebrada em exposição na CLDF
História do cinema de Brasília é celebrada em exposição na CLDF
Mostra fotográfica remonta trajetória do Troféu Câmara Legislativa, que prestigia a produção audiovisual do DF
Foto: Andressa Anholete/Agência CLDF

Ao longo de quase três décadas, os fotógrafos da Câmara Legislativa do Distrito Federal registram a história do cinema brasiliense. A exposição “27 anos do Troféu Câmara Legislativa” recupera o acervo fotográfico da Casa para refazer a trajetória da premiação concedida pela CLDF a filmes de profissionais nascidos ou residentes no DF há pelo menos dois anos. Inaugurada nesta segunda-feira (1°), a exibição continua durante todo o mês de setembro no Espaço Cultural Athos Bulcão, no foyer do plenário da CLDF.
Criado nos anos 90, o prêmio é entregue aos ganhadores da Mostra Brasília, parte da programação do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Em 26 edições — a 27ª ocorrerá entre os dias 15 e 19 de setembro —, o troféu ajudou a impulsionar carreiras e tornou-se um dos principais incentivos ao setor cultural no DF.

A jornalista Denise Caputo, servidora da Agência CLDF, contou que realizar a curadoria foi um processo emocionante e nostálgico. “Foi um misto de alegria e tristeza em ver tantas pessoas que fizeram o cinema da cidade e que já se foram: o grande Vladimir Carvalho, a Mallú Moraes, o Cássio Pereira dos Santos, o André Luís da Cunha”, citou. Os registros são de autoria dos fotógrafos Carlos Gandra, Fábio Rivas, Renan Lisboa, Rinaldo Morelli e Silvio Abdon. A curadoria também é assinada pelo jornalista e servidor Marco Túlio Alencar.
Continuidade do incentivo à cultura

A longevidade do Troféu foi destacada na abertura da exposição, ressaltando-se a importância da perenidade de políticas voltadas à cultura. “Esse é um momento de memória, de valorizar quem passou por aqui, mas também é um posicionamento muito firme, de a gente não permitir que haja interrupções e que a Mostra Brasília continue sendo um fomento para que vocês continuem acreditando no cinema brasileiro, em especial no cinema aqui do Distrito Federal, que é de extrema qualidade”, afirmou o secretário de Cultura do Distrito Federal, Cláudio Abrantes.
A entrega do Troféu Câmara Legislativa já foi interrompida no passado, durante os anos de 2019, 2020 e 2021. Por isso, apesar de ter 29 anos de existência, o prêmio possui apenas 27 edições. O coordenador do Comitê Gestor do Troféu Câmara Legislativa, Claudinei Pirelli, ressaltou que o prêmio continuou existindo graças à sensibilidade dos parlamentares e que, neste ano, houve um aumento do valor da premiação de R$ 240 mil para R$ 298 mil, distribuído entre categorias do júri técnico e popular.

A premiação foi criada em 1996 por meio de resolução do então deputado distrital Geraldo Magela, presidente da CLDF naquele ano. Ele disse que o troféu veio para atender a luta de profissionais do setor cultural, pela valorização do cinema de Brasília.

Magela considera que a produção cultural também deve ser vista pela ótica do desenvolvimento econômico. “Nós precisamos entender que a cultura é fator de geração de emprego e de renda e de distribuição de riqueza, além da distribuição da riqueza do conhecimento e da cultura”, analisou.
A solenidade de abertura da exposição foi finalizada pelo presidente da Comissão de Educação e Cultura da CLDF, o deputado Gabriel Magno. Ele enfatizou o papel histórico do audiovisual de trazer à tona temas para debate na sociedade e de ser uma forma de resistência perante ataques antidemocráticos. “Vida longa ao audiovisual do Distrito Federal. Vida longa à cultura do DF. Vida longa à democracia brasileira”, saudou o deputado.

O evento também contou com a participação da ex-deputada distrital Arlete Sampaio e do músico brasiliense Tiago Tunes, que se apresentou com um bandolim de 10 cordas.
Assista à íntegra da solenidade no canal do YouTube da TV Câmara Distrital.
Acesse aqui as fotos do evento.
Serviço
Exposição “27 anos do Troféu Câmara Legislativa – um prêmio para o cinema brasiliense”
Data: de 1 a 30 de setembro
Horário: de 9h às 19h, de segunda a sexta-feira
Local: Espaço Cultural Athos Bulcão, no foyer do plenário da Câmara Legislativa do DF
Ana Teresa Malta - Agência CLDF