Governador de Jerusalém recebe título de Cidadão de Brasília

Publicado em 21/09/2010 15h30
O governador de Jerusalém, Nir Barkat, foi homenageado na tarde desta terça-feira (21) pela Câmara Legislativa. Barkat foi agraciado com o título de Cidadão Honorário de Brasília, por indicação da Haverimbril (Associação Cristã Amigos Brasil-Israel), em 2009. Ele foi representado na solenidade pelo embaixador extraordinário de Israel, Giora Becher.

O título foi proposto pelo deputado Benedito Domingos (PP) e pelos ex-deputados Bispo Renato, Brunelli e Leonardo Prudente. Ao entregar a honraria, Benedito Domingos disse que com o gesto Brasília reconhece a importância do povo de Israel e demonstra seu sentimento de respeito. Ele informou ainda que já propôs ao Governo do Distrito Federal que Brasília e Jerusalém sejam declaradas cidades irmãs.

O embaixador Giora Becher destacou o "privilégio" de representar o homenageado e ressaltou que o gesto reforça os laços entre Jerusalém, "a cidade sagrada", e Brasília, "a cidade moderna".

A solenidade de entrega do título também foi acompanhada pelo deputado Milton Barbosa (PSDB), o ex-deputado Bispo Renato e o pastor Laurindo, presidente da Haverimbril - Associação Internacional Cristã Amigos Brasil - Israel e secretário geral da Frenpazbril - Frente Parlamentar Cristã Brasil - Israel no Congresso Nacional.

De acordo com o pastor Laurindo, uma delegação de intercâmbio cultural irá até Jerusalém para entregar o título ao governador Nir Barkat. Jerusalém conta atualmente com uma população de aproximadamente 700 mil habitantes e está situada nas montanhas de Judá, no centro de Israel.