Publicador de Conteúdos e Mídias

Gestão eficiente requer ações de promoção da saúde

Publicado em 28/08/2007 14h59
Cinqüenta por cento das doenças que acometem a população brasileira são decorrência de um estilo de vida inadequado, garante a diretora de Benefícios Sociais do Tribunal Regional Federal (TRF), Ruth Vaz, que compôs a mesa da sessão comemorativa à Semana de Promoção da Vida Saudável, promovida pela Câmara Legislativa hoje pela manhã, por iniciativa do deputado Cristiano Araújo (PTB). Ruth representou o presidente da Sociedade Brasileira de Qualidade de Vida.

A presidente do Conselho Regional de Nutrição, Adriana Pederneiras, defendeu a presença de nutricionistas em todas as escolas. Quarenta por cento dos trabalhadores do País têm sobrepeso e obesidade, e 66% são sedentários, o que leva gera doenças cardiovasculares, hipertensão e diabetes. A prevenção desde a infância pode reduzir esses índices, segundo ela.

A nutricionista Maria Olímpia Gardino, representante do Conselho Federal de Nutrição, saudou o crescimento da profissão: as primeiras faculdades surgiram no País na década de 30, e hoje são cerca de 290. A primeira do DF foi inaugurada na década de 70 e, hoje, existem sete escolas.

:Movimentar o corpo leva à produção de novas idéias. Essa foi a mensagem de um vídeo produzido pelo Sesi e apresentado na sessão pelo coordenador de Lazer, Esporte e Cultura da entidade.

Segundo o vice-presidente do Conselho Federal de Educação Física, João Batista Andreuti, a escola deve vivenciar a busca pela "qualidade de vida ativa" desde a infância. "É na escola que se vivencia o processo de cultura", destacou. O presidente do Conselho Regional de Educação Física da 7ª região, Alexandre Moulin, agradeceu o apoio da Casa.

Inclusão – "É preciso derrubar o estereótipo no qual a prática esportiva orientada e a alimentação saudável são voltadas para as classes abastadas", defendeu o deputado Rogério Ulysses (PSB). O parlamentar acredita que a valorização dos profissionais dessas áreas passa pela "adoção de políticas públicas de inclusão social". Ulysses foi aplaudido pelos estudantes de São Sebastião, presentes às galerias, ao defender "infra-estrutura esportiva nas cidades carentes".

O deputado Cristiano Araújo (PTB) elogiou a criação das Vilas Olímpicas e Academia nas Ruas, projetos do atual governo e cumprimentou os profissionais de nutrição e educação física pelos dias 31 de agosto e 1º de setembro, quando se comemora, respectivamente, o dia dessas categorias. Uma apresentação do grupo de teatro do Sesi encerrou a solenidade.


Mais notícias sobre