Publicador de Conteúdos e Mídias

Galerista relata desafios do setor à Comissão de Cultura

Publicado em 08/11/2017 09h16

A Comissão de Educação, Saúde e Cultura (CESC) da Câmara Legislativa ouviu nesta quarta-feira (8) o depoimento da galerista Onice Moraes, que há 22 anos, a serem comemorados amanhã (9), inaugurou a Referência Galeria de Arte, uma das mais longevas do Distrito Federal. A convite do colegiado, ela falou dos desafios do mercado da arte em Brasília e defendeu o Fundo de Apoio à Cultura (FAC).

"A nossa proposta sempre foi trabalhar com os brasilienses, mas trazendo à cidade artistas importantes no panorama da arte contemporânea", contou, listando alguns nomes, como o do escultor mineiro Amilcar de Castro, cuja exposição abriu a galeria em 1995. De Brasília, são representados, entre outros, Galeno, Elyeser Szturm, Raquel Nava, Clarice Gonçalves, Christus Nobrega, Alice Lara, Gê Orthof e Virgílio Neto.

Desafios – Os dois desafios que a galerista apresentou à CESC – ampliação do mercado e a consolidação de uma feira de arte – receberam apoio do presidente da comissão, deputado Wasny de Roure (PT), além de Reginaldo Veras (PDT) e Luzia de Paula (PSB), que integram o colegiado. Wasny sugeriu uma ampliação do debate, incluindo mais galerias do DF, e uma conversa com o secretário de Cultura, Guilherme Reis,

"Os galeristas têm um trabalho solitário e oneroso, que depende do esforço de cada um", relatou Onice Moraes, solicitando apoio da CESC para "movimentar ainda mais a cena criativa do Distrito Federal". Ela discorreu sobre a importância do FAC para a área cultural e explicou os objetivos da Feira Brasília de Arte Contemporânea, cuja primeira edição foi realizada no ano passado, com apoio do Casa Park.

"80% dos artistas apresentados pelas 13 galerias participantes eram brasilienses", afirmou para justificar a importância do evento: divulgação cultural e formação de público consumidor de arte. "Todas as cidades importantes, no Brasil e no mundo, têm feiras de arte", acrescentou. Também entregou à comissão publicações, editadas pela galeria, que foram doadas à Biblioteca Paulo Bertran da CLDF.

Visita guiada – Onice Moraes convidou os presentes à reunião da CESC para a exposição atualmente em cartaz na Referência Galeria de Arte (SCLN 202 - Bloco B - Loja 11/subsolo, na Asa Norte): a primeira individual na cidade do artista carioca Walter Goldfarb, intitulada "As múltiplas faces de Eros". A galerista informou ainda que o artista estará nesta quinta-feira, às 18 horas, no local para conduzir uma "visita guiada".

Marco Túlio Alencar
Foto: Rinaldo Morelli
Comunicação Social - Câmara Legislativa

Mais notícias sobre