Publicador de Conteúdos e Mídias

Filmes que concorrem ao 24º Troféu Câmara Legislativa serão conhecidos em 20-10

Publicado em 06/10/2022 17h28

Foto: Divulgação/CLDF

Os concorrentes serão exibidos na Mostra Brasília, nos dias 15,16,17 e 18 de novembro, sempre às 18h. Os filmes vencedores receberão um total de R$ 240 mil

No dia 20 de outubro próximo, serão conhecidas as produções brasilienses selecionadas para disputar os prêmios do 24º Troféu Câmara Legislativa, entregue durante o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, que este ano será realizado de 14 a 20 de novembro, no Cine Brasília. Uma comissão formada por especialistas escolherá entre os filmes inscritos até esta quinta-feira (6). 

Fazem parte da comissão de seleção Allyson Xavier, Péterson Paim, Sérgio Moriconi, Sidiny Daniel Diniz e Simonia Queiroz. Abaixo, um resumo do currículo dos integrantes do grupo que indicará as 12 produções do Distrito Federal (quatro longas e oito curtas) que concorrerão a prêmios de melhor longa-metragem e melhor curta-metragem (júris oficial e popular) e categorias técnicas. Os vencedores serão exibidos na Mostra Brasília e os receberão um total de R$ 240 mil.

Allyson Xavier é formado em Publicidade e Propaganda pela Faculdade Cruzeiro do Sul – São Paulo. Especialista em Direção de Arte e UX Design (Experiência do Usuário), trabalhou em importantes agências do Distrito Federal. Nascido em Olinda (PE), é ainda ilustrador e músico, com experiência na composição de jingles e trilhas.

Péterson Paim realiza trabalhos relacionados à direção, roteiro, produção, edição, operação de câmera e direção de fotografia desde a década de 1990, inclusive desenvolve atividades com alunos do Ensino Médio da rede pública do DF, na qual é professor desde o ano 2000. Produtor cadastrado na Ancine, é vice-presidente da ABCV (Associação Brasiliense de Cinema e Vídeo). Teve o documentário “Cidadão Brazza”, sobre o cineasta brasiliense Afonso Brazza, vencedor do Troféu Câmara Legislativa de Melhor Longa-metragem, escolhido pelo Júri Popular, em 2013.

Sérgio Moriconi é jornalista, sociólogo e professor de cinema. Colaborou no roteiro do longa-metragem “Louco Por Cinema” (1997), de André Luiz Oliveira, vencedor do Troféu Câmara Legislativa e do principal prêmio do Festival de Brasília. Atuou como crítico de cinema e colabora com diversas publicações. Em 2013, lançou “Cinema – Apontamentos Para uma História” (Editora ITS), sobre a atividade cinematográfica brasiliense. É criador e curador do Slow Filme - Festival Internacional de Cinema, Alimentação e Cultura Local. Atualmente, é diretor artístico da gestão compartilhada do Cine Brasília.

Sidiny Daniel Diniz já atuou, desde 2003, em praticamente todas as funções relacionadas à produção de vídeos vinculados, principalmente, a trabalhos publicitários, para clientes públicos e privados. Também tem experiência em séries de TV para canais por assinatura, como GNT e Canal Futura, além de programas veiculados pela TV aberta, como as séries “Nova África” (2013) e “Receita de Família” (2012), para a TV Brasil (2012).

Simonia Queiroz, fundadora e diretora da Queiroz Filmes, atualmente, produz a minissérie “St. Dica”, para o canal Prime Box Brasil, projeto vencedor do edital FAC Multicultural da Secretaria de Cultura do DF. Em seu currículo de produtora executiva está o curta “Cine Drive-In, Cinema sob o Céu” (2014), de Claudio Moraes, que concorreu ao Troféu Câmara Legislativa. Desde 2017, participa de mercados de cinema e festivais, no Brasil e no exterior. Formada em artes cênicas, atuou como atriz; fez cursos nas áreas de empreendedorismo e produção audiovisual, além de gestão de economia criativa.

Saiba mais: 24º Troféu Câmara Legislativa do DF - 2022

Marco Túlio Alencar - Agência CLDF

Mais notícias sobre