Filme sobre os últimos anos de Hugo Rodas vence prêmio principal

Publicado em 15/12/2023 19h07

Foto: Renan Lisboa/ Agência CLDF

Catarina Accioly, diretora de Rodas de Gigante, que venceu os prêmios de melhor longa-metragem, direção e montagem, na apresentação do filme na Mostra Brasília

Hugo Rodas, um dos mais importantes nomes do teatro brasiliense, teve os quatro últimos anos de vida acompanhados de perto pela diretora Catarina Accioly. O resultado desse retrato íntimo resultou no filme “Rodas de Gigante”, vencedor do 25º Troféu Câmara Legislativa do Distrito Federal na categoria Melhor Longa-metragem, escolhido pelo Júri Oficial. O anúncio foi feito na noite deste sábado (16), no Cine Brasília, durante o encerramento do 56º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.

Na mesma cerimônia, foram anunciados os demais prêmios (confira abaixo), que somam R$ 240 mil. Além de melhor longa-metragem (R$ 100 mil), “Rodas de Gigante” levou o prêmio de Direção (R$ 12 mil) e Montagem (R$ 6 mil). Pelo júri popular – público que acompanhou as sessões da Mostra Brasília –, o vencedor de Melhor Longa-metragem (R$ 40 mil) foi “Não Existe Almoço Grátis”, documentário de Marcos Nepomuceno e Pedro Charbel, que acompanha líderes de uma Cozinha Solidária do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, no Sol Nascente.

Na categoria curta-metragem, o filme “Instante”, dirigido por Paola Veiga, foi o escolhido pelo júri oficial e receberá R$ 30 mil. Além disso, levou o prêmio de melhor Atriz (R$ 6 mil), para Roberta Rangel, e de Roteiro (R$ 6 mil) – nas categorias técnicas do Troféu Câmara Legislativa, votadas apenas pelo Júri Oficial, os vencedores podem ser de longas e curtas-metragens, sem distinção. O júri popular escolheu o curta “Nada Se Perde”, de Renan Montenegro, filmado em Águas Claras, que terá prêmio de R$ 10 mil.

Os demais prêmios técnicos foram divididos entre dois títulos, os longas-metragens “Ecos do Silêncio”, de André Luiz Oliveira, que ficou com melhor Ator (R$ 6 mil), para Thalles Cabral, e melhor Fotografia (6 mil). Enquanto o filme de animação “O Sonho de Clarice”, dirigido por Fernando Gutiérrez e Guto Bicalho, conquistou melhor Direção de Arte (R$ 6 mil), Trilha Sonora (6 mil) e Edição de Som (R$ 6 mil).

25° Troféu Câmara Legislativa do DF

Vencedores

Júri Oficial

Melhor longa-metragem: Rodas de Gigante, de Catarina Accioly