Exibição dos concorrentes ao Troféu CLDF se encerra com longa sobre resistência à ditadura

Publicado em 19/11/2022 11h21

Foto: Renan Lisboa/CLDF

O filme o Pastor e o Guerrilheiro, de José Eduardo Belmonte, é baseado numa história real sobre amizade que tem início durante a ditadura militar

A Mostra Brasília se encerrou na sexta-feira (18/11) com a exibição dos três últimos filmes que disputam os R$ 240 mil em prêmios do Troféu Câmara Legislativa. Os filmes da noite, dois curtas, Plutão não é tão longe daqui, de Augusto Borges e Nathalya Brum, e Manual da pós-verdade, de Thiago Foresti, e o longa O pastor e o guerrilheiro, de José Eduardo Belmonte, foram prestigiados por uma sala lotada.

Plutão não é tão longe daqui levou ao público uma crítica sobre marginalização da população de periferia e de governos higienistas. A diretora do curta, Nathalya Brum, agradeceu a oportunidade e reforçou que apresentar a obra na Mostra Brasília “é uma foram de afirmação pra carreira que escolhemos.”

Thiago Foresti, diretor do Manual da pós-verdade, aconselhou quem assistia. “Quando a realidade, a verdade, está em choque, tem-se que olhar para dentro, para sua verdade, consumir cultura, isso é muito importante.” O filme retratou a busca de um jornalista pela verdade, em uma sociedade alienada por fake news e pelo desgoverno. A crítica política arrancou muitas risadas do público.

O longa da noite retratou o período da ditadura e foi baseado em uma história real. Nilson Rodrigues, produtor de O pastor e o guerrilheiro, explicou que a obra “fala de memória, de ditadura, dos que resistiram e homenageia os que tombaram” e completou: “a história do filme que se passa 40 anos atrás diz muito sobre os dias atuais.”

O anúncio dos vencedores do Troféu Câmara Legislativa será realizado na cerimônia de encerramento do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, no domingo (20/11), às 20h, no Cine Brasília.

Isabella Almeida (estagiária) - Agência CLDF