Escola parque no Núcleo Bandeirante e leis sobre a saúde marcam atuação de Hermeto

Publicado em 16/12/2022 12h00

Foto: Silvio Abdon/CLDF

Hermeto é o autor da lei 6.724/2020, que institui a Política de Assistência Medicamentosa Integral do DF, que garante o envio de medicamentos diretamente para a casa das pessoas

A criação da Escola Parque da Natureza e Esporte no Núcleo Bandeirante foi a principal realização do do deputado Hermeto (MDB) na atual legislatura (2019-2022), segundo o próprio parlamentar. O projeto transformou o antigo Parque Recreativo Núcleo Bandeirante em um espaço de prática de esportes que atende alunos de 10 escolas públicas da regional de ensino, que reúne unidades da Candangolândia, do Park Way e dos Riachos Fundos I e II. Ao todo, são mais de 5 mil crianças podendo desfrutar da estrutura.

Diariamente, são realizadas quatro oficinas por turma voltadas à arte, ao meio ambiente e aos esportes. Há aulas de natação, parkour, skate, futebol, badminton, atletismo, ginástica rítmica, teatro, desenho, semear e colher, além de lutas variadas. Os alunos ficam por até quatro horas na unidade.

O local recebeu investimento de R$ 4,9 milhões. O valor foi aplicado em reformas de prédios administrativos, quadras poliesportivas, piscinas, vestiários, pista para prática de skate e campos. A unidade completa o aprendizado dos alunos com atividades extracurriculares para crianças e adolescentes de 9 a 13 anos. “A aceitação foi tão grande que a ideia é expandir para todas as regiões administrativas do Distrito Federal”, declara Hermeto.

Medicamento em casa

A lei 6.724/2020, que institui a Política de Assistência Medicamentosa Integral do Distrito Federal teve origem em projeto de lei apresentado pelo deputado Hermeto. Na prática, a norma garante o envio de medicamentos diretamente para a casa dos usuários.

O direito é garantido às pessoas idosas, ou com deficiência ou portadoras de doenças crônicas que são usuárias do SUS, residem no DF e precisam de remédios para uso contínuo. “Mais de 40 mil pessoas têm sido beneficiadas com esta norma. As pessoas que antigamente precisavam pegar filas para adquirir remédios nas farmácias de alto custo, agora estão livres dessa burocracia”, explica o distrital.

Cirurgia metabólica

Outra norma que tem origem em projeto apresentado por Hermeto é a lei 6.343/2019 que garante o direito à cirurgia metabólica quando indicada pelos médicos aos portadores da Diabetes Mellitus tipo 2.

Várias pessoas com esse tipo da doença não respondem ao tratamento convencional e, por isso, sofrem de complicações como cegueira, infarto, AVC, além do risco de morte. Após aprovado pela CLDF, o projeto de lei foi vetado pelo governador. Porém, os deputados optaram por derrubar o veto e a norma foi promulgada pelo presidente da CLDF.

Cearense, Hermeto é subtenente da Polícia Militar do DF. Geógrafo, foi administrador regional da Candangolândia por oito anos e mantém o programa “Pinga Fogo” na Rádio Atividade FM. A partir de 2023 chega ao segundo mandato na Câmara Legislativa. Atualmente, ocupa a função de líder de Governo, além de ser titular da Corregedoria da CLDF.

* Com informações da assessoria de imprensa do deputado Hermeto

Francisco Espínola - Agência CLDF