Publicador de Conteúdos e Mídias

Encontro discute soluções para Região Integrada do DF

Publicado em 20/06/2013 18h42

O auditório da Câmara Legislativa sediou na noite desta quinta-feira (20) a cerimônia de abertura do 1° Encontro dos Legisladores da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride-DF). O evento, que acontece nos dias 20 e 21 de junho, é direcionado aos vereadores dos 22 municípios dos estados de Goiás e Minas Gerais que compõem a Ride e contará com painéis de discussão sobre temas pertinentes ao avanço da região. Iniciativa da CLDF, o seminário busca fortalecer os legislativos locais e incrementar a relação entre os governos.

Durante a abertura dos trabalhos, o presidente da Câmara, deputado Wasny de Roure (PT), destacou que o encontro é "o início de uma caminhada" e que o evento foi "pensado para os vereadores". "Identificar os problemas dos municípios e propor soluções será um processo. Tenho certeza que os parlamentares das legislaturas seguintes darão prosseguimento a essa integração", afirmou o distrital, que também sugeriu a criação de uma instituição pública de direito privado que represente os legisladores da Ride.

Coordenando a Frente Parlamentar da Ride, a deputada Celina Leão (PSD) ressaltou a importância do evento e disse esperar que, ao final das discussões, surjam ações concretas, como propostas de novas legislações e empenho de recursos públicos. "A Ride não é um problema para o DF, mas uma solução, uma grande oportunidade de desenvolvimento", destacou.

Para o secretário-adjunto de Desenvolvimento da Região Metropolitana do DF, Arquicelso Bites, o seminário é "uma tentativa de fazer com que as cidades do entorno sejam vistas como pertencentes à Grande Brasília pensada por Dom Bosco". A deputada estadual de Goiás Sônia Chaves (PSDB) e o deputado federal Rubens Otoni (PT-GO) também consideraram o evento como um sinal de que o DF está se preocupando com o entorno.

Desenvolvimento socioeconômico – Ao abrir o primeiro painel da noite, cujo tema foi desenvolvimento socioeconômico, a deputada Eliana Pedrosa (PSD) disse que os resultados do encontro dependem do compromisso das instituições públicas em atentarem para a Lei de Responsabilidade Fiscal, a transparência nos gastos públicos e as questões previdenciárias. "É responsabilidade dos legisladores cumprir com o papel de fiscalizadores e garantir a chegada de recursos aos estados e municípios. É uma ação que depende apenas de nós", observou Eliana. 

O diretor da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), Marcelo Dourado, também cobrou responsabilidade por parte dos legisladores para "transformar as mudanças que a população clama nas ruas em ações concretas". "Temos que agir, é hora de ação e união", observou Dourado.

Ride – A Região Integrada de Desenvolvimento do DF foi criada pela Lei Complementar nº 94/1998 e regulamentada pelos Decretos nº 2.710/1998 e nº 3.445/2000. Seu objetivo é "articular as ações administrativas da União, dos Estados e dos municípios para a promoção de projetos que visem à dinamização econômica e provisão de infraestruturas".

Mais notícias sobre